
Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel Simões
População que pratica desporto adaptado está a envelhecer e o rejuvenescimento passa por maior ligação ao desporto escolar.
Foi uma das conclusões da sessão que a APPACDM de Coimbra realizou na última quarta-feira, dia 22 de janeiro.
Hoje vamos conhecer como o Desporto Adaptado é abordado na Faculdade de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e o que entende Fausto Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.
Segundo Fausto Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, são as famílias e os Municípios quem mais apoia os praticantes de Desporto Adaptado. Muito dificilmente o desporto adaptado consegue financiamento de empresas e marcas por não ser um desporto que dê o “espetáculo” de outros.
Apesar de o Governo ter orçamentado um reforço de 65 milhões de euros para a área desportiva, repartidos por quatro anos, o dirigente classifica o investimento público na área desportiva em geral como “diminuto”.
No universo de pessoas com deficiência, apenas 0,43% praticam desporto federado. Em cada mil mulheres com deficiência, há uma que pratica desporto. A maior problemática está na idade avançada dos praticantes de Desporto Adaptado. Veja-se a alta competição em que a média de idade da equipa paralímpica é superior à da equipa olímpica.
Fausto Pereira, fala em pirâmide invertida e na necessidade de ir buscar atletas à Escola.
Marcaram presença na sessão representantes do ensino universitário e politécnico que deram uma visão como as escolas superiores formam os profissionais que intervêm na área do Desporto Adaptado. Universidade de Coimbra, Universidade na pessoa de José Pedro Ferreira foi uma das universidades convidadas. No final procurámos saber mais sobre o que se ensina e investiga na UC sobre Desporto Adaptado.
Lembramos que o artigo 79 da Constituição Portuguesa determina que “Todos têm direito à cultura física e ao desporto” e “Incumbe ao Estado, em colaboração com as escolas e as associações e colectividades desportivas, promover, estimular, orientar e apoiar a prática e a difusão da cultura física e do desporto, bem como prevenir a violência no desporto.”