Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesO projeto “Dentes de Leão” iniciou em Janeiro de 2022. Desde então, jovens do Sardoal, Évora e Lisboa têm-se encontrado uma vez por semana para discutir ideias, visitar o seu território de atuação e conhecer as comunidades próximas.
O projeto desenvolve-se no âmbito das artes participativas e investe na população jovem de Sardoal, Évora e Lisboa, e em jovens artistas dos distritos de Santarém e de Évora e da Islândia.
No final de maio de 2022, os três grupos portugueses reuniram-se em Lisboa e escolheram os projetos artísticos a desenvolver em Évora e no Sardoal;
O programa “Há Vida(s) Nesta Cidade!” esteve à conversa com Raquel Ribeiro Santos, Mariana Passos e Elisabete Paiva programadoras que têm vindo a construir o projeto.
Concebido pela Materiais Diversos de Lisboa, pela Pó de Vir a Ser de Évora e pela Culturgest de Lisboa, “Dentes de Leão” conta com a colaboração da Academy of the Senses de Reykjavik, do Município de Sardoal, do Município de Évora, da OsloMet em Oslo, do Instituto de História da Arte e o Instituto de Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e da Universidade de Évora e a Assimagra.
No próximo mês de outubro, cinco projetos artísticos, quatro portugueses e um islandês, vão ser apresentados nos locais onde foram criados e os três grupos de jovens voltam a encontrar-se. Depois em janeiro de 2023, os cinco projetos artísticos são apresentados na Culturgest, em Lisboa.
Fotografia: Dentes de Leão@Nuno Direitinho