Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesInês Nascimento Rodrigues, Júlia Garraio e Vasco Martins realizaram o programa em que foi convidado, o director do Centro de Estudos Sociais, António Sousa Ribeiro, para conversar sobre os conceitos de memória e pós-memória.
Este foi o décimo segundo programa de uma parceria da Rádio Universidade de Coimbra com o Centro de Estudos Sociais (CES). Acontece no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.
O programa pode ouvir-se em direto em https://www.ruc.pt
Breves notas biográficas do convidado:
António Sousa Ribeiro é director do CES desde Abril de 2019. É professor catedrático aposentado do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (Estudos Germanísticos) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Foi, entre 1991 e 2008, responsável pela Revista Crítica de Ciências Sociais. Ao longo da sua trajetória de docente e investigador, exerceu diversos cargos, incluindo os de presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras (2000-2002), de presidente do Conselho Científico do CES (2003-2007), de coordenador da direcção do CES (2014-209) e de director do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras (2009-2011).
Tem publicado extensamente sobre temas de literatura de expressão alemã (com especial incidência em Karl Kraus e na modernidade vienense), literatura comparada, teoria literária, estudos culturais, estudos pós-coloniais e sociologia da cultura. Entre as suas atuais áreas de interesse, destacam-se os estudos sobre literaturas e culturas de expressão alemã, a literatura comparada, os estudos pós-coloniais, os estudos de tradução, os estudos sobre o Modernismo e estudos sobre temas de violência, cultura e identidades. Dedica-se também à tradução literária, tendo-lhe sido atribuído o Prémio Nacional de Tradução 2017.
O programa contou com locução e edição de Isabel Simões. A técnica esteve por conta de Tiago Gama.
Música:
- Blimundo de Bau
Fotografia: CES