AUTOR: Isabel Simões

DATA: 10.07.2021

DURAÇÃO: ...

Coimbra agraciou os seus melhores no Dia da Cidade. Na cerimónia do último domingo, dia 4 de julho, houve emoção e agradecimentos vindos dos responsáveis pelo governo da cidade e daqueles que a cidade distinguiu na música, na arquitetura, no jornalismo, nas empresas, na saúde, na área social e no desporto.

E foi pelo desporto que começamos, a judoca da Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra, Catarina Costa, recebeu a bandeira da cidade de Coimbra, assim como o colega do remo da AAC, Pedro Fraga e o árbitro da Associação de Futebol de Coimbra, Paulo Soares. Os três vão a Tóquio.A atleta contou no final da cerimónia à comunicação social que a bandeira da cidade de Coimbra representa um forte estímulo para os combates que vai travar. Coube à chefe do gabinete de Protocolo e Comunicação do Município de Coimbra, Carlota Belo Soares, fazer o elogio dos desportistas.

O prémio Edmundo Bettencourt foi atribuído ao grupo “Animais” pelo trabalho discográfico “15 anos sem Paredes”. O prémio é entregue de dois em dois anos e destina-se a distinguir trabalhos contemporâneos da Canção de Coimbra. Pedro Lopes e Pedro Renato contaram aos órgãos de comunicação social a importância de o trabalho ter sido reconhecido. Raquel Ralha a voz do grupo, apesar dos condicionalismos que a pandemia tem provocado tem a esperança de que o trabalho possa vir a ser divulgado em concertos. “15 anos sem Paredes” ainda se vende de forma física em Coimbra e claro na internet. Na cerimónia o produtor da Lux Records, Rui Ferreira, agradeceu a todos os envolvidos no trabalho premiado e foram muitos.

Na cerimónia foi também entregue o Prémio de Arquitetura Diogo Castilho ao arquiteto João Mendes Ribeiro, pela Casa do Areeiro. O Júri atribuiu também uma menção honrosa à obra do arquiteto Hugo Tocha de Carvalho pela Casa Gomes Freire. Depois dos agradecimentos, João Mendes Ribeiro enalteceu a importância da cumplicidade dos donos da obra e descreveu o projeto que desenhou.

No âmbito da Literatura o Município de Coimbra assinou com a APE – Associação Portuguesa de Escritores (APE), um protocolo para a organização conjunta do Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga. Com a assinatura do documento vai ser possível dar uma dimensão nacional ao Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra, que a autarquia instituiu em 1984.

O Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga vai passar a distinguir uma obra em português, de autoria portuguesa O prémio vai ter ter uma periodicidade anual. Ao premiado ou premiada vai ser atribuído um prémio no valor de 20 mil euros. A representar a APE esteve o seu presidente o escritor, José Manuel Mendes que concluiu a sua intervenção saudando “o futuro que já começa”.

Diário de Coimbra, APPACDM de Coimbra e IPO de Coimbra foram homenageados com a Medalha da Cidade, Grau Ouro.

À comunicação social, o diretor do Diário de Coimbra, Adriano Callé Lucas enalteceu a importância da homenagem e mencionou as dificuldades do último ano do jornal.

Já a presidente do IPO de Coimbra agradeceu a entrega dos profissionais e lembrou os investimentos que a instituição tem em curso.

O deputado municipal, Nuno Freitas, em 2018, propôs à Assembleia Municipal de Coimbra a atribuição da homenagem à APPACDM de Coimbra. Durante a sessão , emocionado, enumerou os vários serviços que a instituição presta aos seus utentes e à população de quatro municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. A Maria José trabalha no CAO– Centro de Actividades Ocupacionais de São Silvestre, na cerimónia contou aos presentes a sua história de vida. Para Helena Albuquerque, presidente da APPACDM de Coimbramais do que números” a instituição é constituída pelos utentes, famílias e trabalhadores, “com vida muito diferente porque a APPACDM existe”.

Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) enalteceu o trabalho desenvolvido por todos os homenageados em prol da cidade e deixou um apelo.

As empresas Bluepharma e a Feedzai receberam a Medalha de Mérito Empresarial, Grau Ouro

O presidente da CMC lembrou a ligação das empresas à Universidade de Coimbra. Lembramos que a Feedzai nasceu como incubadora no Instituto Pedro Nunes e entrou no grupo dos unicórnios de origem portuguesa. A celebrar 20 anos a Bluepharma atribui de dois em dois anos, a um projeto de investigação inovador na área das Ciências da Saúde em Portugal, o Prémio Bluepharma/Universidade de Coimbra. A empresa tem em curso novas instalações em Eiras e a construção de um parque Bluepharma em Cernache.

A sessão solene do Dia da Cidade contou ainda com a presença de Francisco Andrade, em representação do presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Luís Marinho.

Os vereadores da Câmara Municipal, Carlos Cidade, Regina Bento, Carina Gomes, Tiago Estevão Martins, Paula Pêgo, Ana Bastos e Francisco Queirós também marcaram presença.

45m 30:  A Metro Mondego promoveu uma visita guiada à empreitada de abertura do canal do Sistema de Mobilidade do Mondego na baixa de Coimbra, a chamada Via Central. Hoje, cerca de 30 participantes visitaram as obras do canal que vai ligar a Fernão de Magalhães à Rua da Sofia. No final, o presidente da Metro Mondego, João Marrana, falou com a comunicação Social. Até final de 2024, o dirigente conta ter o MetroBus operacional.

Músicas do programa:

  • Samba da Utopia de Jonathan Silva
  • Excertos do CD “15 anos sem Paredes” dos Animais

Fotografias: CMC e Isabel Simões