Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesJoão Rodrigues realizou o programa em que esteve como convidado, Luís Trindade, investigador do Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, para uma conversa sobre “Canções de Abril“.
Este foi o trigésimo quinto programa de uma colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Acontece no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.
Algumas notas biográficas do convidado de hoje:
Luís Trindade é Investigador do Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Anteriormente, foi professor de estudos portugueses e europeus em Birkbeck, Universidade de Londres (entre 2007 e 2019), e de história contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, entre 2020 e 2023. Publicou, entre outros, O Estranho Caso do Nacionalismo Português. O salazarismo entre a política e a literatura (2008) e Silêncio Aflito. A sociedade portuguesa através da música popular (dos anos 40 aos anos 70) (2022). Tem desenvolvido pesquisa nas áreas do nacionalismo, marxismo, cinema e outros aspectos da cultura popular em Portugal no século XX.
O programa contou com locução e edição de Isabel Simões.
Músicas:
- José Afonso: “Coro da Primavera” (1971)
- Sérgio Godinho: “Liberdade” (1974)
- José Mário Branco: “Eu vim de longe” (1982)