Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel Simões“Café Bonheur” de Matéi Visniec, uma “Obsessão pela busca da felicidade”, estreou na’ A Escola da Noite na última quinta-feira. O autor romeno, radicado em França, estreou como encenador no Teatro da Cerca de São Bernardo. Na primeira parte do programa estivemos à conversa com o autor da dramaturgia. A entrevista decorreu em Francês, língua que usa nos escritos teatrais.
Houve ainda tempo para uma reportagem sobre três mulheres que quiseram aprender a fazer tecelagem de Almalaguês: Lurdes Mateus, Adriana Esteves e Lurdes Gaspar.
Na última parte do programa ficámos a saber um pouco mais sobre o 3º Festival Género ao Centro.
Matéi Visniec começou por nos contar alguns aspetos do trabalho em cena no Teatro da Cerca de São Bernardo. Na segunda parte da entrevista contou-nos parte da sua vida como escritor de peças de teatro e da importância da liberdade e do espírito crítico e da defesa da democracia.
Um dia destes esperamos transcrever para português a entrevista do dramaturgo.
Fotografias: Escola da Noite @Eduardo Pinto
Vivêssemos há seis décadas atrás e as noivas de Coimbra já não teriam de ir a Almalaguês encomendar o enxoval. No espaço da Rua Direita, inaugurado na última segunda-feira, dia 6 de novembro, vão nascer oficinas de aprendizagem da arte de bem tecer tão característica daquela freguesia de Coimbra. Falámos com três mulheres tecedeiras de diferentes gerações. As três tiraram o curso de tecelagem no Cearte e estagiaram em Almalaguês.
O protocolo assinado, na última segunda-feira, com a Herança do Passado, associação com sede em Anaguéis, vai permitir a divulgação dos trabalhos resultantes do saber fazer das mulheres tecedeiras. Para já um tear, a caneleira, agora com uma roda de bicicleta quando já foi de madeira, e os trabalhos de três estagiárias preenchem o espaço.
A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva, da presidente da Herança do Passado, Maria Emília Pereira, e do presidente da Junta de Freguesia de Almalaguês, António Coelho.
Fotografia: CMC
Na terceira e última parte do programa fomos conhecer um pouco mais da 3ª edição do Festival Género ao Centro da responsabilidade da Associação CATRAPUM Catrapeia. Passou por Castanheira de Pera e Góis e chega hoje, sábado, dia 11 de novembro, a Coimbra, às 18 horas ao INATEL na Rua Pedro Monteiro. Falámos com Vânia Couto da Associação Catrapum Catrapeia.
Fotografia: Município de Góis