Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesInês Nascimento Rodrigues, Júlia Garraio e Vasco Martins estiveram à conversa com Rui Bebiano e Pierre Marie investigadores do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sobre o “25 de Abril” e a transição democrática portuguesa.
Este foi o segundo programa de uma parceria da Rádio Universidade de Coimbra com o Centro de Estudos Sociais (CES), no âmbito da investigação desenvolvida pelo Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz – NHUMEP. A colaboração vai continuar no programa “Há Vida(s) Nesta Cidade!” e terá lugar no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.
O programa pode ouvir-se em directo em https://www.ruc.pt
Breves notas biográficas dos convidados:
- Rui Bebiano é historiador, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, investigador do Centro de Estudos Sociais e diretor do Centro de Documentação 25 de Abril. Trabalha atualmente em temas de história cultural e política dos anos cinquenta à actualidade, em particular no campo das construções utópicas, das práticas de exclusão e silenciamento, e das representações contemporâneas do passado. Colabora regularmente em diversos jornais com artigos de opinião e de crítica de livros.
- Pierre Marie é investigador em história no Centro de Estudos Sociais no âmbito do projeto “25AprilPTLab” em parceria com o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra. Trabalha sobre a História e a Memória do Processo Revolucionário Português (1974-1976), em particular sobre o caso de Coimbra.
O programa contou com locução e edição de Isabel Simões.
Músicas:
- “Fado de Alcoentre” – Música de Fernando Tordo e Letra de José Carlos Ary dos Santos
- “Life On the Ocean Wave”, composto por Bobby Scott., Hino do MFA, no 25 de abril de 1974
- “Teresa Torga” de José Afonso
Fotografia: CES