AUTOR: Isabel Simões

DATA: 02.08.2022

DURAÇÃO: ...

Celebrou-se no último sábado, dia 30 de julho, o Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos. Em 2022 está em análise o uso e abuso da tecnologia.

De acordo com um comunicado da representação da Comissão Europeia em Portugal, as mulheres e as raparigas representam 75 % de todas as vítimas na União Europeia, 93 % das vítimas são objeto de tráfico com finalidade de exploração sexual.

As crianças representam quase um quarto das vítimas. A tecnologia permite que os criminosos operem além-fronteiras o que dificulta a deteção.

Razão que levou o tema de 2022 do Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos a centrar-se no papel que a tecnologia desempenha não só como facilitadora, mas também como canal para prevenir o tráfico de seres humanos.

A Comissão propôs, em maio deste ano, uma nova legislação da UE para prevenir e combater o abuso sexual de crianças. A legislação torna obrigatório que os prestadores de serviços denunciem o abuso sexual infantil online nas suas plataformas e alertem as autoridades, para que os predadores possam ser levados à justiça.

Os provedores também vão ser obrigados a relatar casos de aliciamento – uma prática em que os predadores sexuais constroem um relacionamento, confiança e conexão emocional com as crianças para que possam manipulá-las, explorá-las e abusar delas.

Com a Estratégia da UE de Luta contra o Tráfico de Seres Humanos (2021-2025), a Comissão Europeia atribui especial importância à dimensão internacional do tráfico de seres humanos e apoia uma estreita cooperação a nível mundial, incluindo com países parceiros que não pertencem à UE.


Até 31 de agosto estão abertas Candidaturas para estágios profissionais na Comissão Europeia – são recrutados estagiários para toda a Comissão Europeia/serviços/agências, principalmente em Bruxelas, mas também no Luxemburgo e em toda a União Europeia.

A experiência é aberta a cidadãos da União Europeia e de países terceiros e os selecionados receberão um subsídio mensal.

Os candidatos devem ter uma licenciatura, das mais diversas formações académicas, e nível C de inglês, francês ou alemão, entre outros requisitos, e submeter a candidatura até 31 de agosto.

Na Comissão Europeia é igualmente possível fazer um estágio de tradução, por exemplo, ou um estágio científico no Centro Comum de Investigação.

As candidaturas realizam-se no site dos Estágios na Comissão Europeia.

Fotografia: UE