Europa
Muito mais longe do que do Atlântico aos Urais, o velho continente marca a vida de muitos, quer pela presença, quer pela ausência.
Semanalmente, os velhos e os novos assuntos europeus na antena da RUC.
UM PROGRAMA DE:
Miriam LopesO eurodeputado português do Partido socialista, Pedro da Silva Pereira foi um dos candidatos eleitos na primeira volta das eleições para a vice-presidência do Parlamento Europeu, com 517 votos. Após a eleição da nova presidente do Parlamento Europeu (PE), da maltesa Roberta Metsola, os eurodeputados estão a proceder à eleição dos 14 vice-presidentes da instituição para a segunda metade da legislatura.
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse hoje que o diálogo com Moscovo vai continuar, mas sublinhou que os Estados Unidos vão responder “a qualquer agressão da Rússia, incluindo as não militares”.
Durante um encontro em Genebra como o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, o chefe da diplomacia dos EUA também confirmou que Washington vai apresentar na próxima semana “respostas escritas” às exigências de Moscovo sobre a situação na Ucrânia.
Contudo, na conferência de imprensa no final do encontro, Blinken não esclareceu se essas respostas se referem a todas as exigências apontadas por Moscovo, nomeadamente sobre as condições de a NATO não aceitar candidaturas de inclusão por parte de países da Europa de Leste.
Blinken também disse que exigiu a Lavrov provas de que a Rússia não tem planos para invadir a Ucrânia, como o Ocidente suspeita. Lembramos que a Rússia concentrou cerca de 100.000 soldados junto das fronteiras ucranianas.
De acordo com a Agência Lusa, o secretário de Estado norte-americano, mostrou-se satisfeito com o resultado geral da reunião de hoje em Genebra. Blinken afirmou acreditar que se está no “caminho certo para entender as preocupações e posições de todos”. Também não descartou a hipótese de uma nova cimeira entre o Presidente dos EUA, Joe Biden, e o Presidente russo, Vladimir Putin, caso haja avanços sobre a situação na Ucrânia. Por enquanto o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, considerou essa ideia “prematura”.
A reunião decorreu num dos palácios nas margens do Lago de Genebra.
Fotografia: Parlamento Europeu
Técnica e produção de Tiago Gama