
Europa
Muito mais longe do que do Atlântico aos Urais, o velho continente marca a vida de muitos, quer pela presença, quer pela ausência.
Semanalmente, os velhos e os novos assuntos europeus na antena da RUC.
UM PROGRAMA DE:
Miriam Lopes
O Convento São Francisco acolheu, nos passados dias 7 e 8 de fevereiro, o ciclo “Conferências Políticas”, sobre o tema “Fim ou fins da democracia – 50 anos da Assembleia Constituinte”.
A tarde de painéis democratizados de dia 8 iniciou com o tema “Democracia e Europa: como garantir a Democracia no futuro?”. Com a moderação do jornalista da Antena 1, Daniel Belo, os oradores José Manuel Pureza, João Rodrigues, Maria Manuel Leitão e Rui Tavares discutiram o passado, o presente e o futuro da Europa. Concordâncias e discordâncias guiaram as intervenções que evitaram fazer “futurologia”, mas que manifestaram desejos e pontos de vista sobre a União Europeia.
Uns tenderam a exigir mais intervenção europeia em Portugal, outros alertaram para os malefícios dessa escolha. Em relação à ascensão da extrema-direita um pouco por todo o mundo, mas em particular na Europa, choveram opiniões. Nenhuma negou a ocorrência, mas houve discórdia nas causas e possíveis soluções. E na sequência do assunto, o que não escapou foi a realidade dos Estados Unidos da América após a reeleição de Donald Trump.
Saiba mais sobre o debate na rubrica Europa desta semana.