AUTOR: Isabel Simões

DATA: 15.10.2021

DURAÇÃO: ...

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, alertou hoje que é preciso estar atento às “ameaças” e “impactos negativos” que as transições ambiental e digital possam provocar. O ministro defendeu que devem ser “justas” para todos os envolvidos.

O ministro do Planeamento, falava na sessão de abertura do terceiro dia da ‘cimeira’ aeronáutica Portugal Air Summit, que decorre no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor. Nelson de Souza, chamou ainda a atenção para o facto de estarem “aí à porta” as transições climáticas e energéticas, tendo como pano de fundo a neutralidade carbónica em 2050, um objetivo da União Europeia.

Em relação à transição digital, o ministro do Planeamento observou que existe um conjunto de tecnologias e ferramentas que estão a “alterar” o modo de vida e o relacionamento entre diversas áreas e setores. Entre elas a indústria 4.0, as redes de novas geração como o 5G, a inteligência artificial e o Big Data. O ministro do planeamento foi um dos oradores da quinta edição do Portugal Air Summit. Uma iniciativa promovida pelo Município de Ponte de Sor e pela empresa TheRace e que termina no próximo domingo

Hoje mesmo a delegação do Parlamento Europeu (PE) em Portugal promoveu, durante a manhã,  um webinar sobre alterações climáticas com as deputadas europeias Sara Cerdas do PS, Marisa Matias do BE e o deputado Nuno Melo CDS

A deputada do PS lembrou o que a Comissão Europeia está a fazer no âmbito das alterações climáticas. Já Marisa Matias lamentou que as políticas públicas continuem a atender às reivindicações dos lóbies dos combustíveis fósseis. Nuno Melo chamou a atenção para países como a China, um dos maiores poluidores mundiais, ou como a França, que condiciona a venda de energias limpas.

Pode ouvir este debate na íntegra no facebook da delegação do Parlamento Europeu em Portugal 

Com Lusa e PE