AUTOR: Isabel Simões

DATA: 08.04.2022

DURAÇÃO: ...

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, anunciou hoje a realização de uma cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) a 30 e 31 de maio, consagrada à Defesa, Energia e Ucrânia.

O dirigente belga fez o anúncio na sua conta oficial na rede social Twitter.

Até esta cimeira extraordinária no final de maio, a Comissão Europeia deverá apresentar o seu plano para que a Europa se liberte totalmente da sua dependência relativamente às fontes de energia da Rússia, designadamente carvão, gás e petróleo.

Este anúncio de Charles Michel acontece no mesmo dia em que o Conselho da União Europeia adotou o quinto pacote de sanções à Rússia pela sua contínua agressão militar contra a Ucrânia e “atrocidades” cometidas pelo exército russo, que contempla a proibição de importação de carvão, madeira e ‘vodka’.

De acordo com a Agência Lusa, a guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,3 milhões para os países vizinhos.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.


A Comissão Europeia aprovou um regime português no valor de 800 000 euros para continuar a apoiar o setor do transporte de passageiros na Região Autónoma dos Açores no contexto da pandemia de coronavírus.

Ao abrigo do novo regime, o auxílio vai assumir a forma de subvenções diretas. A medida estará aberta a empresas de transporte coletivo de passageiros de todas as dimensões ativas nos Açores.


Com Agência Lusa

Fotografia: Conselho Europeu