AUTOR: Isabel Simões

DATA: 13.10.2022

DURAÇÃO: ...

A cerimónia da abertura do EuRoC – European Rocketry Challenge, uma competição de lançamento de foguetes destinada a estudantes universitários europeus, teve lugar ontem em Ponte de Sor.  A cerimónia contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Presidente da Agência Espacial Portuguesa, do Presidente da Câmara de Ponte de Sor, bem como de representantes do Exército Português.

No segundo dia da da competição os alunos apresentaram o seu projeto ao júri do concurso composto por representantes da Agência Espacial Portuguesa, da ANACOM, da Ciência Viva, da Força Aérea Portuguesa, do Exército Português e da Universidade de Aveiro.

Citando fontes ligadas ao evento, durante a cerimónia, Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial, frisou que “ em 2020, com todos os desafios impostos pela pandemia” estiveram presentes cerca de 100 estudantes”. Na edição de 2022, participam 500 estudantes, oriundos de 11 países europeus, que compõem as 18 equipas em competição.

Já a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, destacou que “as atividades relacionadas com o setor espacial cresceram significativamente nos últimos anos e Portugal tem vindo a acompanhar de perto este crescimento”. “A indústria aeroespacial está a crescer em diferentes setores de atividade e são cada vez mais importantes as informações disponibilizadas pelos satélites para diferentes áreas, como por exemplo, no que respeita às alterações climáticas e à poluição dos oceanos com plástico. Assim, é para nós muito importante o vosso trabalho para, através de novas tecnologias, explorar o espaço em diferentes áreas de atividade”, reforçou a responsável do governo pelas pastas do Tecnologia e Ensino Superior,

Entre os dias 13 a 17 de outubro vão ser realizados os lançamentos dos foguetes no Campo Militar de Santa Margarida (Constância), à razão de três lançamentos por dia, permanecendo as restantes equipas a ultimar a preparação dos rockets no Aeródromo de Ponte de Sor. Por fim, no dia 18 de outubro, realiza-se a entrega de prémios e a cerimónia de encerramento no Aeródromo de Ponte de Sor.


Na sequência do anúncio feito pela presidente Ursula von der Leyen no seu discurso sobre o Estado da União de 2022, a Comissão adotou ontem a sua proposta de proclamação de 2023 como Ano Europeu das Competências.

A Comissão propõe dar um novo impulso à aprendizagem ao longo da vida. Para isso vai investir  na formação e na melhoria de competências, a fim de aproveitar todo o potencial da mão de obra europeia e apoiar as pessoas na transição de um emprego para outro. Assegurar que as competências são pertinentes para as necessidades do mercado de trabalho, cooperando também com os parceiros sociais e as empresas também faz parte do programa.

A UE vai ainda atrair pessoas de países terceiros com as competências de que a União  necessita, nomeadamente reforçando as oportunidades de aprendizagem e a mobilidade e facilitando o reconhecimento das qualificações

Será dada especial atenção à ativação de um maior número de pessoas para o mercado de trabalho, com destaque para as mulheres e os jovens, em especial os que não trabalham, não estudam nem seguem qualquer formação.

Fontes: Agência Lusa e comunicados da UE