Europa
Muito mais longe do que do Atlântico aos Urais, o velho continente marca a vida de muitos, quer pela presença, quer pela ausência.
Semanalmente, os velhos e os novos assuntos europeus na antena da RUC.
UM PROGRAMA DE:
Miriam LopesO único projeto de um milhão de Euros apoiado pela Europa Criativa coordenado por Portugal quer trazer mais turistas à região centro por via da Arte Contemporânea.
Landscape Together – o projeto apoiado pela Europa Criativa foi promovido pela MAG – Marques de Aguiar do Porto. Coopera com 17 parceiros internacionais (Espanha, França, Alemanha, Itália e Bélgica) e vai desenvolver-se no território piloto, o centro interior de Portugal, na zona do pinhal interior.
Na sequência dos incêndios de 2017, dois anos depois, o “Experimenta Paisagem” assumiu a dimensão de revitalização das comunidades por via da Cultura e começou pelos municípios de Oleiros, Sertã e Proença-a-Nova. Agora o projeto que lhe dá seguimento conta com mais dois municípios: Pedrógão Grande e Idanha-a-Nova. No território já acontecia o Cortiçada Art Fest, o projeto âncora do Experimenta Paisagem, um museu aberto e sem paredes, que conta com a participação das comunidades locais.
A diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, explica que o projeto acolhe uma ação que vai juntar três dimensões de “peso”.
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, menciona a existência de mais pessoas a procurarem os territórios da região centro para atividades de lazer e turismo. Para o responsável o projeto traz “um atrativo extra” na agenda do turismo no interior.
Landscape Together (LT) promove a cooperação e a mobilidade entre mais de 90 artistas europeus. Pedro Machado lembra a baixa densidade dos territórios incluídos no consórcio e como a internacionalização do projeto pode ajudar as comunidades. O responsável do Turismo Centro Portugal vê o projeto como uma oportunidade de promover o turismo da região mas também como como a oportunidade de negócio.
Até 2026 o “Landscape Togheter” vai promover oito exposições em seis países, cerca de 70 oficinas, 18 residências artísticas, quatro cursos de verão e roteiros culturais, entre outras iniciativas. No território vão ficar duas obras com carácter permanente, uma de um coletivo francês e outra de um coletivo alemão. Marta Aguiar do esritório MAG conta como foram escolhidos os artistas e como a interação com as comunidades dos municípios envolvidos é fundamental. A ligação vai passar por quem já lá vive mas também pelos que os visitam ou aqueles que, estando longe, se sentem ligados.
Os parceiros convidados pela MAG para integrar este projecto são: a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Khbt da Alemanha, os Municípios de Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande e Idanha-a-Nova, o Museu Chillida Leku de Espanha, o Politécnico de Milão, a Universidade Júnior do Porto, O Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, o Yok Yok de França, a Time & Place (Bélgica) e o Turismo Centro de Portugal.
A primeira conferência de imprensa do Landscape Together, promovida pela MAG aconteceu no dia 7 de Fevereiro no Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha.
Fotografia: DRCC