AUTOR: Isabel Simões

DATA: 25.03.2022

DURAÇÃO: ...

A presidente da Comissão Europeia (UE), Ursula von der Leyen e o presidente dos Estados Unidos UA, Joe Biden, reuniram hoje de manhã em Bruxelas.

De acordo com nota de imprensa da representação da UE em Portugal, União Europeia e Estados Unidos da América comprometeram-se a trabalhar em conjunto para apoiar a segurança energética da Europa para os próximos invernos. Ambos pretendem reduzir de forma sustentável a dependência energética da Europa em relação à Rússia.

Os Estados Unidos garantem assegurar volumes adicionais de gás natural liquefeito (GNL) para o mercado da UE de, pelo menos, 15 mil milhões de metros cúbicos em 2022. Nos anos seguinte haverá aumentos previstos.

Em simultâneo a CE vai trabalhar os Governos dos Estados-Membros da UE para acelerar os procedimentos de análise e licenciamento das infraestruturas de Gaz Natural. A boa notícia é que tudo isto vai ser assegurado de forma sustentável.

Em conjunto, a UE e os EUA prometem assegurar  um aprovisionamento energético que seja estável, a preços acessíveis, fiável e limpo aos cidadãos e às empresas na UE e aos seus países parceiros vizinhos.

Pode consultar as declarações de Biden e Ursula von der Leyen aqui.

Tradução e locução de João Sanchez e Lexi Narovatkin  e técnica de Tiago Gama