AUTOR: Isabel Simões

DATA: 19.07.2022

DURAÇÃO: ...

Uma delegação de 12 eurodeputados membros da Comissão dos Orçamentos e da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu está em Portugal a partir de hoje, terça-feira, para seguir a implementação do plano de recuperação “NextGenerationEU”.

Margarida Marques Soares, deputada europeia eleita pelo Partido Socialista e José Manuel Fernandes, eleito pelo Partido Social Democrata fazem parte do grupo de deputados que até dia 20 de julho vêm observar o desenvolvimento do NextGenerationEU.

Na última sexta-feira os dois deputados juntaram-se a José Gusmão, deputado eleito pelo Bloco de Esquerda para avaliar “O Mecanismo de Recuperação e Resiliência – a chamada “Bazuca Europeia”. O debate foi moderado por Nuno Aguiar da revista Visão

Tornar os serviços públicos de Educação, Saúde e Justiça mais resilientes são prioridades Europeias. Cabe aos Estados Membros da União Europeia respeitarem essas prioridades e definirem os seus projetos.

Para Margarida Marques Soares, a estes desígnios são colocados agora novos desafios. O primeiro decorre da Guerra na Ucrânia. Como apoiar a Ucrânia e os ucranianos e ucranianas e, em simultâneo, os cidadãos europeus, a braços com o aumento da inflação. Para além do PRR vai ser necessário encontrar novos mecanismos que possam financiar estas duas novas exigências, disse.

O panorama económico na Europa está a mudar. Alguns analistas temem mesmo que o aumento da inflação descabe em nova recessão. José Manuel Fernandes aponta ainda outra dificuldade: a partir de 2027 o orçamento europeu vai ter de começar a pagar os 360 mil milhões de empréstimos que constam dos PRR, as amortizações e os juros. De acordo com o deputado social-democrata os encargos podem prejudicar Portugal, uma vez que no país, 90 por cento do investimento vem do orçamento da União Europeia.

José Gusmão lembra que o Fundo de Recuperação e Resiliência vai parar às empresas. O bloquista afirma que toda a despesa e investimento público “vai parar às empresas por definição” e assim estimula a procura dentro da economia. No entanto alerta que vão ser empresas com maior capacidade para desenvolver candidaturas a beneficiar do PRR.

O programa da visita dos deputados Europeus a Portugal inclui reuniões com a vice-presidente da Assembleia da República, Edite Estrela, com a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, com o Ministro das Finanças, Fernando Medina, e com os autarcas de Sintra e de Braga.

Entre os projetos e empresas visitadas estão o Eixo Verde-Azul, a Bosch, em Braga, e o CITEVE, em Vila Nova de Famalicão