AUTOR: Isabel Simões

DATA: 07.01.2022

DURAÇÃO: ...

Se queres estagiar na Comissão Europeia (CE) fica a saber que as candidaturas estão abertas até ao dia 31 de janeiro.

Duas vezes por ano, com início em março e outubro, a CE oferece estágios de cinco meses no domínio administrativo ou da tradução. Estão abertas candidaturas a licenciados em todas as áreas. As inscrições para os estágios que se iniciarão a 1 de outubro de 2022 estão abertas até 31 de janeiro.

Os candidatos têm de ser cidadãos da União Europeia. No entanto, há um número limitado de vagas atribuído a nacionais de países terceiros

  • Quem quiser concorrer tem de ter concluído o primeiro ciclo de um curso de ensino superior
  • não pode ter realizado um estágio noutra instituição ou organismo da União Europeia
  • Também tem de possuir um nível avançado em duas línguas oficiais da UE

Os estagiários selecionados recebem um subsídio mensal para cobrir as suas despesas de subsistência.

As candidaturas devem ser colocadas até dia 31 de janeiro, às 11h (hora de Lisboa), no sítio web dos Estágios na Comissão Europeia.


O Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia responsável pela publicação de estatísticas e indicadores publicou no início de 2022 alguns números.

Dados do Eurostat, indicam que ‘administração pública, defesa, educação, saúde humana e atividades de serviço social’ se tornaram as atividades económicas mais significativas na União Europeia em 2020.

No outro extremo da escala, as atividades económicas menos significativas na União Europeia foram a ‘agricultura, a silvicultura e a pesca’ (1,8%). Seguiram-se as ‘artes, entretenimento e a recreação.

Em termos reais, o Valor Acrescentado Bruto total gerado pelas atividades económicas na União Europeia em 2020 foi 5,9% inferior ao de 2019.


Jovens com idades compreendidas entre 15 e 29 anos

 

Por ser 2022 o Ano Europeu da Juventude, o Eurostat analisou a proporção de jovens a nível regional na União Europeia (UE).

Em 1 de janeiro de 2020, na UE, uma em cada seis pessoas tinha entre 15 e 29 anos, o que representava 73,6 milhões de pessoas da população total da UE (447,3 milhões).

Em 2019, um em cada três pessoas, ou seja 33% na UE relatou não consumir frutas ou vegetais todos os dias e apenas 12% da população consumiu as cinco porções recomendadas ou mais diariamente.

Em média, mais de metade da população da UE, cerca de 55 por cento disse comer entre uma e quatro porções de fruta e vegetais por dia.


Em 1 de janeiro de 2022, a França assumiu a presidência do Conselho da UE. Lembramos que presidência alterna entre os Estados-Membros da União Europeia de seis em seis meses.

Fotografia: UE