Europa
Muito mais longe do que do Atlântico aos Urais, o velho continente marca a vida de muitos, quer pela presença, quer pela ausência.
Semanalmente, os velhos e os novos assuntos europeus na antena da RUC.
UM PROGRAMA DE:
Miriam LopesCimeira termina com a União Europeia (UE) a comprometer-se com o fornecimento de pelo menos 450 milhões de vacinas ao Continente Africano até meados de 2022. A UE comprometeu-se também a mobilizar 425 milhões de euros para aumentar o ritmo de vacinação no continente. A UE compromete-se ainda a contribuir para o combate à desinformação sobre temas de saúde.
Os líderes da União Europeia (UE) e da União Africana (UA) chegaram ainda a acordo sobre um plano de investimentos para África de 150 mil milhões de euros, anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
“Nunca antes pusemos em cima da mesa um pacote tão grande e ambicioso em África”, acrescentou a presidente da Comissão Europeia.
Em causa está um plano de investimentos para África, que mobilizará cerca de 150 mil milhões de euros ao longo dos próximos sete anos.
Ontem à margem da décima sétima conversa das “Conversas da Lusofonia” com o tema “A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: uma perspetiva de futuro” a RUC falou com o embaixador Francisco Ribeiro Telles, ex-secretário executivo da CPLP, sobre a importância desta comunidade para a Cimeira União Europeia-África.
A conferência, integrada no ciclo “Conversas na Casa da Lusofonia”, contou com a intervenção do Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e de Isabel Marques Carreira, membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra , e foi moderada por João Pereira da Silva, Coordenador de Informação da RDP África.
O presidente da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra, Felippe Vaz encerrou o debate.