AUTOR: Isabel Simões

DATA: 15.05.2024

DURAÇÃO: ...

A Comissão Europeia publicou, na última segunda-feira, dia 13 de maio, um Eurobarómetro sobre Juventude e a Democracia. Em resposta, 64% dos jovens declaram que tencionam votar nas eleições europeias. Em Portugal os portugueses votam a 9 de junho. Segundo o Eurobarómetro, as percentagens mais elevadas de intenção de voto entre os jovens registaram-se na Roménia (78%) e em Portugal (77%).

Embora 38%, a nível europeu, tenham indicado que o voto é a ação mais eficaz para fazer ouvir a sua voz, cerca de 19 % afirmaram não estar interessados na política e 13% não estavam interessados em votar. O inquérito revelou também o empenho dos jovens: 64% afirmaram ter participado nas atividades de uma ou mais organizações nos últimos 12 meses. Além disso, 48% comunicaram que tinham tomado medidas para mudar a sociedade através da assinatura de uma petição, da participação numa manifestação ou do envio de uma carta a um político.

O inquérito revela ainda que mais de 43% participaram numa atividade noutro país da União Europeia. Estudo ou a formação representam (16%), voluntariado (12%) ou o trabalho (12%). Quase metade dos jovens inquiridos (49%) afirmam conhecer as oportunidades de financiamento oferecidas pelo Erasmus +, o programa da UE para a educação, a formação, a juventude e o desporto.

Além disso, 67% dos jovens consideram que a UE tem um impacto, pelo menos em certa medida, na sua vida quotidiana, enquanto 26% acham o contrário e 7% não sabem.


A Comissão adotou hoje o sétimo relatório intercalar sobre a execução da Estratégia da UE para a União da Segurança para 2020-2025. São cinco as áreas-chave analisadas: proteger as infraestruturas físicas e digitais da União Europeia; a luta contra o terrorismo e a radicalização; o combate à criminalidade organizada; o reforço da cooperação policial e judiciária; e a cooperação com parceiros internacionais.

Locução: João Tocha; infografia: Parlamento Europeu