AUTOR: Isabel Simões

DATA: 09.07.2023

DURAÇÃO: ...

LUIZGA e Filipe Furtado celebraram o 5° aniversário do programa RUC “Malandragem, ó Malandragem” com um concerto no último sábado, dia 8 de julho, na Casa das Artes Bissaya Barreto.

Depois de uma residência na produtora Blue House os artistas estiveram à conversa com a RUC minutos antes do concerto.

“Malandragem, ó Malandragem”, programa da autoria de Tânia Rocha, tem feito chegar aos ouvintes da Rádio Universidade de Coimbra sons de Portugal e do Brasil. Para celebrar, o artista brasileiro, LUIZGA  e o português, Filipe Furtado, levaram ao público presente com o amigo Filipe Fidalgo “texturas” e sons pouco habituais.

Diz-nos a RUC em nota de imprensa que “LUIZGA é o alter-ego de Luiz Gabriel Lopes, um artista brasileiro criado no interior de Minas Gerais e com raízes espalhadas por muitos territórios. Fundador de grupos como Graveola, TiãoDuá e Rosa Neon, há anos tem cruzado o mundo com o violão nas costas, se apresentando em várias regiões do Brasil e do mundo. Nessa trajetória, colaborou com nomes como Chico César, Vitor Ramil, Samuel Rosa e Marina Sena”.

Já Filipe Furtado, natural de Ponta Delgada nos Açores, “trocou as ilhas pela cidade de Coimbra, em 2010, para prosseguir estudos na área do jornalismo. Por lá ficou, mas a paixão pela música falou mais alto e, terminada a licenciatura, ingressou no curso de jazz da Tone Music School. Com a guitarra como companheira, começa a escrever, a experimentar, a musicar alguns poemas e a ganhar coragem para cantar em público. Apreciador musical eclético, ainda para mais sendo radialista amador, é no vasto paraíso da música brasileira que mora a sua paixão: a bossa nova”.