AUTOR: Mariana Pedrosa

DATA: 07.05.2025

DURAÇÃO: ...

A manhã de hoje marcou a visita da AD – Coligação PSD/CDS à feira dos 7 em Coimbra. Rita Júdice deslocou-se a Miranda do Corvo onde visitou a Feira semanal, o comércio local e mercado, assim como a Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional e o Hospital Compaixão.

A equipa da AD esteve no debate organizado pelo Sindicato de Professores da Região Centro, ao início da tarde. Às 15 horas, o partido esteve num debate no ISCAC, em que a principal temática foi o Ensino Superior e à mesma hora na Faculdade de Medicina. A comitiva da AD compareceu também no dia do ISEC.

No quarto dia de campanha, a comitiva do partido Socialista pelo Círculo Eleitoral de Coimbra esteve na Feira dos 7, em Coimbra, às 9h da manhã para estar com a população. Às 11h, o grupo deslocou-se ao Hospital dos Covões.

A partir das 15, foram organizados dois debates entre as oito frentes parlamentares da Assembleia na República. O primeiro na Subunidade 3 da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde esteve Américo Figueiredo, e o segundo no ISCAC, com Pedro Alves.

A agenda de hoje, na região, termina com a visita aos Bombeiros Voluntários de Coimbra, agora às 18h.

Durante o dia de hoje, o partido Chega esteve em vários pontos da cidade de Coimbra. Iniciou o dia de campanha às 9:30, na Feira dos sete. Seguiu, às 11 horas para o Coimbra iParque. Durante a parte da tarde, o partido foi representado por Claudia Fonseca no Debate eleitoral que decorreu no auditório 3 da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e por Augusto Miranda no debate político que decorreu no auditório Marques de Almeida do ISCAC.

Catarina Graveto, cabeça de lista da Iniciativa Liberal começou o dia a visitar a Feira dos Sete de Coimbra. No início da tarde, a candidata participou no debate sobre “O Futuro da Saúde em Portugal”, promovido pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra.

Já Celso Monteiro representou a Iniciativa Liberal no debate político da Associação de Estudantes do ISCAC.

Ontem, Catarina Graveto ainda teve tempo para visitar Alexandre Lourenço, presidente da Unidade Local de Saúde de Coimbra.

O Bloco de Esquerda tem saído à rua diariamente, de Norte a Sul do país, desde o começo da campanha eleitoral e Coimbra não tem sido exceção. Ao longo do dia de hoje, a força partidária esteve presente na Feira dos 7 e 23, em São Martinho do Bispo. O cabeça-de-lista, Miguel Cardina, também marcou presença.

No cenário nacional, o Bloco de Esquerda aponta às desigualdades sociais. Em Almeirim, no concelho de Santarém, Mariana Mortágua marchou lado a lado com os trabalhadores em greve, de modo a criticar a estagnação salarial.

Os candidatos e ativistas da CDU estiveram hoje na Feira dos 7, em São Martinho do Bispo, a distribuir e a conversar sobre as propostas para o distrito de Coimbra.

Já às 15h, Fernando Teixeira esteve num debate no ISCAC, e à mesma hora na Faculdade de Medicina um dos representantes do partido marcou presença no debate sobre saúde.

Às 8:30h , o cabeça de lista do Livre, André Chichorro de Carvalho esteve no Debate da RUC (107.9 FM) frente ao PS. Às 14 horas o Livre marcou presença no Debate organizado pelo Sindicato dos Professores da Região Centro. Já às 15h, o partido esteve num debate no ISCAC e à mesma hora na Faculdade de Medicina. Agora às 18:30, o Livre vai reunir com a Cooperativa Mondego.

O Partido Pessoas Animais e Natureza partilhou hoje, nas redes sociais, o que proponha para o sector da Saúde.  O PAN pretende atribuir estatuto de profissão de risco para os profissionais do SNS, com direito a reforma antecipada aos 36 anos de serviço ou aos 62 anos de idade.

A força política quer fixar profissionais de saúde em áreas carenciadas e mostra-se preocupado com as despesas de habitação e deslocação para o local de trabalho. Áreas como a saúde psicológica, nutrição, saúde oral e visual devem estar à disposição no SNS. O PAN sugere teleconsultas, de forma a combater o congestionamento nas urgências.

No que toca à gravidez, o partido defende que as mulheres grávidas devem ter acesso gratuito à suplementação alimentar, assim como, a cremes anti-estrias.

O PAN esteve hoje presente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) para um debate político com as demais forças partidárias com assento parlamentar.