Culturama
segundas, sextas (17h00)
Magazine cultural da Rádio Universidade de Coimbra.
UM PROGRAMA DE:
Programação RUC“TIME“, a nova produção d’ O Teatrão estreia em março, a 30. Dirigido pela coreógrafa Aldara Bizarro, o espetáculo procura ir ao encontro do público mais jovem. A peça tem como tema uma reflexão sobre o “tempo”. No primeiro trimestre de 2023 são várias as iniciativas da programação que vão ter como público alvo os adolescentes, uma necessidade estratégica identificada no último fórum d’ O Teatrão. A companhia está a colaborar no projeto RAMPA.0, de que também fazem parte o Teatro da Cerca de São Bernardo, o Teatro Académico de Gil Vicente e o Convento São Francisco. “Time” está integrado no novo projeto que por sua vez faz parte do ciclo de dança contemporânea, Abril Dança em Coimbra.
Também em março, o “Fórum de Jovens Críticos” criará um grupo de jovens críticos, que acompanhará a programação teatral para a juventude do Teatrão de 2023 a 2026. O projeto tem uma dimensão internacional. a ideia é que a companhia possa fazer um fórum com outros países, para já conta com uma parceria em Berlim e uma outra na Islândia.
Com o título provisório de “Revolution” quatro estruturas de teatro vão experimentar duas semanas de residência artística de 20 fevereiro a 5 de março. ASTA (Covilhã), Baal17 (Serpa) e Teatrão (Coimbra) e a d’Orfeu (Águeda), responsável pela direção, criação e interpretação musical do espetáculo terão depois um momento de abertura dos trabalhos e contacto com o público no último dia. Segundo o dossier de imprensa a criação pretende “refletir artisticamente sobre o exercício das democracias atuais que, num mundo acelerado e regulado por ciclos políticos sem reformas estruturantes, inibem a ideia de futuro”.
As curadorias de Rui Lúcio e Victor Torpedo continuam a programar a Música na Tabacaria da Oficina Municipal do Teatro. O quarteto de Joana Rodrigues Neto chega já a 26 de janeiro.
Para celebrar os 25 anos do 25 de Abril acontece a ‘open call’ – “A fantasia Futurista” um concurso de dramaturgia na lusofonia. Com curadoria de Valério Romão recebe candidaturas de 16 a 30 de janeiro.
“Manuel, ou Como se Desenha uma Casa” trabalho inspirado na escrita de Manuel António Pina retoma a penúltima criação do ciclo de autores portugueses que o Teatrão desenvolveu até 2019. Está em cena de 17 janeiro a 18 fevereiro com sessões para as escolas – 17 de janeiro a 17 de fevereiro – terça a sexta – 10h30 e 14h30 (nas sessões de fevereiro, há apenas a sessão das 10h30). O público em geral pode assistir ao espetáculo aos sábados às 17h.
Tudo boas razões para convidar a diretora artística d’ O Teatrão, Isabel Craveiro.
Fotografia: Teatrão@Carlos Gomes