
Culturama
segundas, sextas (17h00)
Magazine cultural da Rádio Universidade de Coimbra.
UM PROGRAMA DE:
Programação RUC
“Prazer, Camaradas!”, de José Filipe Costa, estreia esta semana nos cinemas nacionais. O filme, com produção e distribuição “Uma Pedra no Sapato”, estreia hoje, quinta-feira, dia 20 de Maio nas cidades portuguesas de Lisboa , Porto, Braga, Coimbra (Cinema NOS Alma) e Setúbal, em sessões regulares. Outras cidades acolhem sessões especiais.
A Coimbra regressa no dia 7 de Junho, ao Teatro Académico de Gil Vicente, às 19h00, com a presença do realizador. A fita estreou a nível internacional no festival de Locarno, e contou com ante-estreia nacional, no Doclisboa.
Sinopse
“Em 1975, no Portugal pós-revolução de Abril, uma mulher e dois homens – Eduarda Rosa, João Azevedo e Mick Geer – viajam da Europa do Norte para trabalharem nas cooperativas das herdades ocupadas no Ribatejo. Como muitos outros, ajudam nas actividades rurais e pecuárias, dão consultas médicas, aulas de planeamento familiar, mostram filmes de educação sexual e participam nos bailes tradicionais. Vêm fazer a revolução sexual, abalando as velhas certezas de quem viveu tanto tempo em ditadura: como convivem homens e mulheres nas aldeias do Ribatejo? Por que é que as mulheres têm de ir virgens para o casamento? Por que é que só os homens têm direito ao prazer sexual? ”
Fotografia: @Joana Linda