AUTOR: Isabel Simões

DATA: 15.11.2022

DURAÇÃO: ...

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, bem que gostaria de que as Festas Natalícias organizadas pela Câmara de Coimbra fossem a todas as freguesias “mas infelizmente temos de nos ficar pelo coração da cidade”, afirmou em conferência de Imprensa no dia 15 de novembro.

Cerca de 20 Associações Culturais desenvolveram cerca de 60 atividades “gastando o mínimo possível” de forma a satisfazer os munícipes.  O presidente da Câmara de Coimbra voltou a lembrar que “apesar de estarmos em economia de guerra existe a necessidade de termos de ter algumas atividades para dar felicidade às pessoas”. Aquilo a que a Câmara de Coimbra chamou de Plano Marshall de revivificação da baixa da cidade também passa por manifestações culturais como as Festas Natalícias, lembrou o autarca.

Apesar disso e, para ir além das recomendações do governo, vai haver menos horas de luzes de Natal. Muitas das atividades vão ser dedicadas ao ao público juvenil. As festividades começam no dia 1 de dezembro com a inauguração da iluminação pública e a chegada do Pai e da Mãe Natal.

Não vai faltar animação de rua, artes circenses, mercado de natal, concertos e jantares natalícios. Vai existir até um baile de candeeiros. Corais e Filarmónicas da cidade também vão participar. O tradicional concerto especial no Salão Nobre da Câmara Municipal também vai acontecer.

Praça do Comércio, Praça 8 de Maio, Mercado Municipal D. Pedro V e o Largo da Freiria são os locais de preferência das festividades. No entanto as iniciativas destinadas ao público infantojuvenil, vão decorrer também em espaços municipais: no Convento São Francisco, na Casa Municipal da Cultura, nos polos de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes e Souselas integrados na Rede de Bibliotecas Anexas Municipais, na Casa da Escrita, no Museu Municipal de Coimbra e no Centro de Arte Contemporânea.

O Culturama de dia 15 de novembro deu palco a Francisco Campos, presidente da União de Freguesias de Coimbra, Assunção Ataíde presidente da Agência de Promoção da Baixa de Coimbra, Miguel Fonseca, vereador que tutela o Mercado D. Pedro V e Paulo Pires, Diretor da Cultura e Turismo da Câmara Municipal.

Pode consultar alguma da programação aqui:

 

fotografia: CMC