AUTOR: Isabel Simões

DATA: 30.06.2022

DURAÇÃO: ...

Da organização do Festival Nascentes recebemos uma mensagem de correio eletrónico a contar-nos que entre 29 de junho e 3 de julho a programação vai passar por “concertos, residências de criação, espaços dedicados ao público infanto-juvenil, convívios e um jantar comunitário”. Acrescentavam que a iniciativa foi desenhada “de raiz com o apoio e intervenção directa da comunidade local”.

O “Nascentes” já está a acontecer desde 29 de junho. A Aldeia das Fontes, em Leiria, conta com concertos de “Bandua, 5ª Punkada, A Voz do Rock, First Breath After Coma, Whales, África Negra, Surma e Pedro Melo Alves, entre outros”. Decorre até 3 de julho.

Tudo boas razões para estamos à conversa com o produtor do primeiro Nascentes em jeito de festival, Gui Garrido, na última terça-feira, dia 28 de junho.

O programa completo do festival pode ser consultado em www.nascentes.pt.

Lembramos apenas que o projeto “Nascentes” nasceu o ano passado, em plena pandemia. Das residências artísticas do projeto, em que participaram 10 músicos e 10 artistas visuais, resultaram cinco peças sonoras e cinco peças visuais que ficaram instaladas no percurso da nascente do rio Lis.

As cinco residências foram mapeadas em cinco episódios de podcast sobre cada uma das semanas de cocriação que pode ouvir aqui: