Culturama
segundas, sextas (17h00)
Magazine cultural da Rádio Universidade de Coimbra.
UM PROGRAMA DE:
Programação RUCA peça “O Significado de Tudo” com Encenação de Mário Montenegro para a Marionet chega na próxima sexta-feira, dia 4, ao Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) com duas sessões: às 15h00 para as escolas e depois às 21h30 para o público em geral. Repete no sábado, dia 05 novembro, às 21h30.
Foi o pretexto para o Culturama estar à conversa com o encenador, Mário Montenegro, o ator Zé Ribeiro e as atrizes, Catarina Moita e Carolina Andrade.
No ano em que comemora 22 anos de vida, a Marionet lançou um novo site, onde a cara “muito moderna” permite “às pessoas acederem a toda a informação sobre aquilo que fazemos de uma forma imediata e intuitiva”, realçou o encenador.
A companhia está novamente proposta para apoio da Direção-Geral das Artes na área a que tem concorrido sempre “cruzamentos disciplinares”, o que, “à partida se não houver nenhum percalço”, garante apoio sustentado para os próximos quatro anos. “O que dá uma estabilidade e um horizonte de trabalho muito bom”, afirmou Mário Montenegro. O site foi criado por uma empresa de Coimbra, a Divisa, formada por jovens licenciados na Universidade de Coimbra e sediada na Baixa da cidade.
São vários os projetos a decorrer. Um deles provém da parceria com o Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra, um projeto de formação avançada com 14 investigadores espalhados por vários laboratórios europeus. No próximo ano a dramaturgia resultante dará lugar a um espetáculo teatral.
Ainda em 2022 inicia um novo projeto com o MARE – O Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra com o qual a companhia tem trabalhado nos últimos quatro anos.
A World Sleep Society (WSS) distinguiu, mais uma vez a companhia, no evento do Dia Mundial do Sono em que a Marionet apresentou uma das suas produções. A WSS é uma organização dedicada a promover a saúde do sono em todo o mundo. O espetáculo apresentado pela Marionet este ano foi “Morfeu e Apneia”, uma peça criada no âmbito do Laboratório do Desconhecimento. No próximo Dia Mundial do Sono, dia 17 de março de 2023, será apresentado um documentário, que a companhia está a produzir com a documentarista Laetitia Morais.
Fotografia: Francisca Moreira, diretora de produção da Marionet