
Culturama
segundas, sextas (17h00)
Magazine cultural da Rádio Universidade de Coimbra.
UM PROGRAMA DE:
Programação RUC
Em 1895, a 28 de Dezembro, os irmãos Lumiére apresentavam no ‘Grand Café’ em Paris a primeira sessão de cinema como a conhecemos hoje, com entradas pagas e a projeção de fotogramas em movimento, que saiam para a tela através do cinematógrafo.
Para assinalar a data, o Culturama divulgou uma entrevista com o realizador Manuel Mozos. A RUC entrevistou-o à margem de uma conversa na Casa da Esquina, em 25 de novembro.
Manuel Mozos, tem dedicado a vida ao cinema em várias situações, como realizador, argumentista, assistente de realização ou montador. Em 1989 o seu primeiro filme, “Um Passo, Outro Passo e Depois…”, com banda sonora de Rodrigo Leão, venceu o Grande Prémio do Festival de Belfort em 1990.
Em 1992 realizou a sua primeira longa-metragem, “Xavier”. “Lisboa no Cinema”, trabalho que realizou para o Lisboa-94 já tinha o recurso a 28 filmes portugueses com imagens de Lisboa.
O seu trabalho de preservação e restauro de películas, para integração do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), bem como o trabalho que tem desenvolvido sobre os fotogramas cortados pela censura, arquivados na Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, foram o mote para a vinda a Coimbra no dia 25 de novembro. Pode conhecer o trabalho do realizador aqui.
Fotografia: site CINEPT – Cinema Português