AUTOR: Isabel Simões

DATA: 01.07.2022

DURAÇÃO: ...

A Rádio Universidade de Coimbra marca presença na Feira do Livro de Coimbra todos os dias entre as 17 e as 18 horas. No primeiro dia, em 1 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, esteve à conversa com a RUC durante a emissão.

Embora considere que as  expectativas que tem sobre as realizações sejam “sempre acima do que é realizável”, José Manuel Silva mostrou satisfação pela mudança da Feira do Livro de Coimbra para a Praça do Comércio. Em dia de enchente, no primeiro dia do mês de julho, o autarca colocou mesmo a hipótese de em anos próximos a Feira do Livro se estender por outras praças da cidade, assim haja livreiros em número suficiente para que aconteça. Em 2022 “seria fantástico ter já a feira em dois locais”, a saber Praça do Comércio e Terreiro da Erva, disse.

“Podemos trazer mais vida à Baixa e à Praça do Comércio que é a praça mais bonita de Coimbra, enchê-la de pessoas, e neste caso, de livros, de leitura e de cultura e de algumas provocações, como por exemplo, as massagens Zen”

Nos últimos meses as leituras de José Manuel Silva têm passado na sua grande maioria pelos documentos em formato eletrónico da autarquia. Desde que tomou posse já deu 8500 despachos. “Estou sempre a correr atrás do trabalho e o trabalho vai sempre à minha frente”, explicou.

“Gosto de autores portugueses”, revelou o autarca de Coimbra que vê em José Saramago um dos seus preferidos cujos textos o fazem pensar. A Feira do Livro coincide com as Festas da Cidade, o presidente da Câmara deixou-nos os concertos que vai tentar não perder.

A estratégia Cultural da cidade também foi abordada.

“Queremos sobretudo fazer diferente. Afirmar um conjunto de eventos culturais que tenham ligação entre si e que sejam diferentes a nível daquilo que habitualmente se faz no nosso país”

A emissão esteve por conta de de Simão Craveiro, Inês Santos e Isabel Simões com fotografias de Inês Santos e técnica de Vasco Santos e Luís Pereira