AUTOR: Isabel Simões

DATA: 16.07.2022

DURAÇÃO: ...

Concertos de Música Clássica e de Jazz, com algumas estreias nacionais, uma exposição de uma coleção particular, cinema, conferências e workshop de gastronomia de tudo isto um pouco vai acontecer entre a Quinta das Lágrimas e as Escadas do Quebra Costas de 16 de julho até 27 de agosto. É o Festival das Artes Quebra Jazz que regressa com a sua 13ª. edição. 

A Orquestra de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra inicia os concertos do Festival das Artes Quebra Jazz nas Escadas do Quebra Costas já este sábado, dia 16. Amanhã domingo, no mesmo local é a vez de quatro saxofones do “Quarteto Gama” abrilhantarem a noite. Na segunda-feira, dia 18, dia da surpresa prometida na conferência de imprensa, na Colina de Camões da Quinta das Lágrimas, pelas 21 horas, acontece a estreia nacional de “Amazing Grace – 50th anniversary” pelo “Black Heritage Choir“. Na terça-feira, dia 19, o jazz com o concerto “Flamenco Leaks” de BenaventDi Geraldo e Pardo, outra estreia nacional, tem lugar na Colina de Camões.

Até 27 de agosto a cidade de Coimbra celebra a música clássica e o jazz sem se esquecer de dar um salto a Montemor-o-Velho com o concerto de Mário Laginha Trio a 23 de julho, ou os jovens artistas do Teatro Alla Scala de Milão, no dia 20 de julho, quarta-feira. O ciclo de Artes Plásticas inaugura no Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado a exposição “Tale About Urnban Piracy” a 21 de julho.  “A mitologia em Pessoa – A mensagem” inicia o ciclo da palavra a 25 de julho.

A Orquestra Filarmónica Portuguesa vai estar no anfiteatro da Colina de Camões na Quinta das Lágrimas com um programa de sergei Rachmaninov e Hector berlioz – “Mitos Ascendentes” a 21 de julho. A Orquestra Gulbenkian com o concerto intitulado “O Brilho Sinfónico” vai permitir ouvir Luís Duarte Moreira na tropa com direção de José Eduardo Gomes no dia seguinte, dia 22 de julho.

Cinema, nas Escadas de São Tiago com o filme “Amazing Grace: Aretha Franklin”, tem entrada livre e é projetado no dia 23 de julho. No domingo seguinte, a Orquestra Clássica do Centro apresenta “O Fogo dos Deuses” de Beethoven no Anfiteatro da Colina de Camões.

Tudo boas razões para a conversa com Miguel Lima, diretor do Festival das Artes Quebra Jazz no Culturama da última terça-feira.

Pode consultar a programação aqui.

Fotografia: Festival das Artes @Hugo Pinheiro