AUTOR: Isabel Simões

DATA: 24.03.2022

DURAÇÃO: ...

Em estreia absoluta, o Festival Batom vai passar em Coimbra na Casa das Artes, Salão Brazil e Casa do Cinema. Durante três dias, de 24 a 26 de março, um grupo de mulheres assume o protagonismo que tem na sociedade em áreas como “a música e o cinema, a comunicação e o empreendedorismo social, a investigação e o jornalismo, o teatro, a produção de conteúdos digitais e o ativismo feminista”, lê-se na sinopse.

Tânia Monteiro, produtora do Festival Batom foi a convidada do programa Culturama de terça-feira, dia 22 de março. A conversa percorreu todos os momentos do festival e terminou com uma pequena entrevista em que a produtora nos contou como foi começar a trabalhar numa área em que os homens predominavam.

 

Programação:

Dia 24 de março – quinta-feira

Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto

  • Às 18h, com a inauguração e visualização do making of da obra de street art da artista Aheneah.
  • Pelas 19h, a jornalista Rita Marrafa de Carvalho irá moderar a “Conversa entre Mulheres“, um espaço de debate com mulheres inspiradoras de Coimbra, representantes de várias áreas da sociedade. Entre elas: Adriana Bebiano, professora universitária que encara o ensino como ativismo, sendo investigadora do Centro de Estudos Sociais e co-fundadora e co-coordenadora dos programas de Mestrado e de Doutoramento em Estudos Feministas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Rita Januário, COO da BUILDTOO e co-fundadora da Cityoo, empresas inovadoras e com um impacto empreendedor na região de Coimbra; e Isabel Rosado, co-fundadora e presidente da Associação Palhaços D’Opital, uma das 100 mulheres mais influentes da Europa na área social pela Euclid Network.

Salão Brazil

  • Às 22 horasstand up “Quem Acredita Vai” de Beatriz Gosta, um espetáculo sobre o feminismo, a irreverência e o sentido de humor para falar sem tabus de assuntos de mulheres que dizem respeito a todos

Dia 25 de março – sexta-feira

Casa do Cinema – Avenida

  • Sessão #1 (98 min) – às 16 horas
    Cellfie, 3 min (PT) — Competição Começar a Olhar 2020
    Flor de Estufa, 15 min (PT) — Competição Começar a Olhar/Secção Especial Travessias 2021
    Back Mamba, 20 min (TU) — Melhor Filme Competição Geral Curtas 2019
    37 days, 23 min (GR) — Competição Geral Curtas 2019
    Tuk-Tuk, 26 min (EG), Secção Especial Travessias 2021

Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto

  • A DJ Claudia Duarte, que já andou de programa em programa na Rádio Universidade de Coimbra, volta a casa às 18h para partilhar as músicas que não lhe saem da cabeça.
  • Segue-se  a peça “Memórias de uma Falsificadora” da atriz e encenadora Catarina Requeijo (21H30), onde esta interpreta a talentosa artista plástica Margarida Tengarrinha, que viveu na clandestinidade entre 1954 e 1974, dando voz à perspetiva das mulheres sobre a vida na clandestinidade.

Salão Brazil

  •  Pelas 22 horas concerto de Rita Vian, um espetáculo amplo entre a eletrónica e a tradição.

Dia 26 de Março – sábado

Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto

  • Às 11h  um Workshop de Escrita de Canções com a cantora e compositora Joana Espadinha, autora de um dos grandes álbuns da música portuguesa de 2021.

Casa do Cinema – Avenida

  • Sessão #2 (88 min) – às 16 horas
    Ferrotipos, 14 min (ES), Melhor filme ex-aequo Competição Geral Curtas 2021
    I am the Revolution, 74 min (IT) — Competição Geral Longas Metragens 2020

Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto

  • Às 18 horas – Episódio especial do programa “Fala com Ela” de Inês Meneses