Culturama
segundas, sextas (17h00)
Magazine cultural da Rádio Universidade de Coimbra.
UM PROGRAMA DE:
Programação RUCO português 𝐌𝐢𝐠𝐮𝐞𝐥 𝐂𝐨𝐫𝐝𝐞𝐢𝐫𝐨 e o espanhol 𝐍𝐚𝐜𝐡𝐨 𝐂𝐚𝐬𝐚𝐝𝐨 subiram ao palco do Café Concerto do Convento São Francisco na terça-feira, dia 26 de fevereiro. Um encontro improvável que a Blue House possibilitou. Da residência artística, entre dois músicos que têm em comum o gosto pela música brasileira e por música “mais antiga” como os Beatles e os Beach Boys, resultou um tema apresentado no Café Duplo.
A Nacho Casado é a música brasileira que o entusiasma. Tudo recomeçou quando nasceu o primeiro filho e tinha de tocar com suavidade, aí João Gilberto foi a solução. Na entrevista, o músico trauteia em espanhol um tema dos primeiros tempos de Roberto Carlos, quando era forte a composição de Erasmo Carlos para o seu “irmãozinho”, como o “rei” gosta de o chamar. O trabalho mais recente, “Disco Bleu”, teve ecos em geografias como Japão e América do Sul.
Miguel Cordeiro, natural de Tondela, fez de Coimbra lugar de formação e de trabalho. Tem colaborado com Victor Torpedo e musicado peças do Teatrão. O último trabalho, a composição musical da peça “Exercícios de Ser Criança e Outros Aprendimentos”, estreou no dia 5 de março na EB1 de Cernache e segue em digressão por outras escolas de Coimbra, até 22 de março.
Os músicos receberam-nos no estúdio da Blue House que produz o Café Duplo do Convento São Francisco no dia anterior ao concerto.
A entrevista passou em antena no Culturama de terça-feira, dia 26 de fevereiro.
Fotografia: Blue House@Filipe Furtado