AUTOR: Isabel Simões

DATA: 20.01.2023

DURAÇÃO: ...

São muitos, premiados e bons, os filmes para ver neste início do ano no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). O Culturama esteve à conversa sobre a programação cinematográfica para janeiro e fevereiro com a directora-adjunta do TAGV, Luísa Lopes.

Na próxima segunda-feira, dia 23, às 18 horas,  o TAGV acolhe o  filme “Branco” do realizador polaco Krzysztof Kiéslowski. A fita explora  os dramas quase burlescos de um casal desavindo. O realizador Durante a sua carreira venceu alguns dos prémios mais importantes do panorama mundial, como o Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes ou o Leão de Ouro.

Na sessão das 21horas “Fairytail” do cineasta russo Aleksandr Sokurov. O realizador já conquistou vários prémios nos festivais de Berlim, Cannes, Moscovo, Toronto e Locarno. Venceu o Leão de Ouro com o filme Fausto (2011), na 68ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza. Mas há muito mais no cinema à segunda que pode consultar aqui.

Dias 25 e 26 o TAGV projeta vários filmes do CineEco, o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela que se realizou em Seia em outubro passado. A extensão a Coimbra do festival traz “as mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais”. Após as sessões das 21 horas haverá debates com investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

O ciclo “Cinema e Obstinação“acontece a partir das 15 horas de dia 4 de fevereiro. Será uma projeção de cinematografia de longa duração sobre processos revolucionários e de transformação social, incluindo conversa com especialistas. Para a primeira sessão, o TAGV propõe a obra do alemão Alexander Kluge. Luís Trindade será o convidado para a conversa com os espetadores.

A extensão da 20.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, acontece a 14 e 15 de fevereiro. A iniciativa do Goethe-Institut Portugal terá um olhar sobre o cinema alemão no feminino.

 

Fotografia: TAGV