Culturama
segundas, sextas (17h00)
Magazine cultural da Rádio Universidade de Coimbra.
UM PROGRAMA DE:
Programação RUCOs alunos do 12.º ano do Curso Turismo Ambiental e Rural, da Escola Secundária de Arganil decidiram elaborar um programa de apresentação do território a que deram o nome de “Sente – Este é o teu caminho”. Os alunos criaram projetos que propõem visitas a lugares nos concelhos de Góis, Arganil e Pampilhosa da Serra.
O Culturama com a ajuda da professora Mariana Teixeira esteve à conversa com a turma do 12.º ano do Curso Turismo Ambiental e Rural, da Escola Secundária de Arganil.
De acordo com a Agência Lusa o programa iniciou na sexta-feira, dia 9 de abril com um percurso entre Góis e Arganil. A iniciativa “História Codificada”, da autoria de Valério Carvalho, passou pela criação de códigos QR (código de barras com informação incorporada que é lido pela câmara de telemóveis), com informações sobre monumentos da vila e concelho de Góis.
O percurso de sexta-feira rumou depois a Celavisa, freguesia de Arganil, onde Marcos Piedade propôs “Já a Minha Avó Dizia”, um projeto de rotas turísticas sustentadas nas memórias e tradições daquela vila.
Dia 16, em Arganil, Carolina Cunha desenvolve a ação “SuperNature”, um encontro de alunos finalistas do curso profissional de Turismo Ambiental e Rural de escolas da região Centro, com atividades desportivas na praia fluvial da Cascalheira, na freguesia de Secarias.
No dia 19, o destaque vai para a Pampilhosa da Serra, primeiro com a iniciativa “Pampbike”, de Jéssica Paiva, rotas de bicicleta por pontos turísticos do concelho, seguida de um programa de animação turística dedicado à Serra de Açor, proposto por Leonor Magalhães.
O município de Arganil congrega outras três atividades: dia 20, Beatriz Castanheira propõe o programa “Move On”, um passeio de kayak no rio Alva com um percurso de 10 km entre Ponte Maladão e a aldeia das Fronhas, e, no dia seguinte, Beatriz Marques conta “Histórias da Minha Rua”, num percurso urbano de duas horas na sede de concelho, envolvendo personagens e moradores.
Já dia 22 é o Rali de Portugal que está na base da atividade proposta por Tiago Marques, com uma “Road Trip” por locais e histórias associadas àquela competição automóvel, como o mosteiro de Folques ou a aldeia de Alqueve.
O município de Góis encerra, no dia 23, o programa “Sente — Este é o Teu Caminho”, com a iniciativa “Agalope”, dinamizada por Bruna Inglês, com um percurso de charrete entre o lugar de Polvorais (junto aos Penedos de Góis) e o parque florestal da Oitava e “Olhar as Estrelas”, de Rodrigo Nogueira, baseado num empreendimento de agroturismo na aldeia de Aigra Velha, que pretende ser classificado como alojamento com certificação Starlight, dedicado à observação do céu noturno.
Fotografia: CMC de Arganil