AUTOR: Isabel Simões

DATA: 14.03.2023

DURAÇÃO: ...

No dia 11 de março de 1903, iniciou em Coimbra a Revolta do Grelo. Protagonizada pelas mulheres que vendiam hortaliças no mercado.

Como nos conta o boletim da Assembleia daRepública “Em março de 1903, eclodiram na cidade de Coimbra vários tumultos originados pela cobrança de imposto de selo aos vendedores ambulantes do mercado da cidade. Nos dias 8, 9 e 10, os fiscais do Governo Civil exigem aos comerciantes o pagamento de uma licença para o exercício da atividade, cobrando uma multa em caso de incumprimento. As vendedoras de hortaliças e frutas, oriundas de zonas rurais circundantes, iniciam um protesto que ficaria conhecido como Revolta do Grelo.”

Para assinalar a celebração da revolta, a Rebobinar realizou uma visita guiada pelos lugares marcantes do tumulto, no dia 11 de março de 2023.

O Culturama acompanhou a visita.

As atividades da Rebobinar continuam durante o mês de abril. No dia 22 de abril, a conversa “Memórias de Abril” vai partilhar memórias do 25 de Abril em Coimbra. A sessão está aberta a todos e “pretende ser um espaço de diálogo, a partir do passado”.

Nos dias 25 de Abril e 1 de maio, o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra e a Rebobinar organizam a visita guiada “O 25 de Abril em Coimbra”.