AUTOR: Isabel Simões

DATA: 29.11.2022

DURAÇÃO: ...

Os dados seguintes foram transcritos dos comunicados da PSP. A escolha dos elementos divulgados  é da nossa responsabilidade e as pequenas alterações também.

Quatro detenções por furto em estabelecimento comercial

Duas mulheres, com 22 e 23 anos de idade, foram detidas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Coimbra por furto num estabelecimento comercial, na zona de Santa Clara, em Coimbra, no passado sábado, 26 de novembro.

A detenção foi efetuada às 19h45, depois de ambas as mulheres terem abandonado o estabelecimento comercial com diversos artigos escondidos nos carrinhos de transporte de bebés, que cada uma delas conduzia.

Pela prática do mesmo crime e no mesmo estabelecimento comercial, no dia seguinte, 27 de novembro, foi detido um casal de jovens, um homem com 23 anos e uma mulher com 22. Furtaram diversos artigos e ocultaram-nos em sacos individuais que cada um transportava.

 

Detenções por crime de resistência e injúrias

A PSP da Figueira da Foz deteve, na passada sexta-feira, 25 de novembro, dois indivíduos na zona da Gala, durante um procedimento policial que visava fazer cumprir um mandado de detenção.

O alvo do mandado, um homem de 54 anos de idade, ao ser abordado adotou uma atitude agressiva, recusando-se colaborar e tentou agredir os efetivos da PSP. Posteriormente, outro indivíduo, de 28 anos, que se encontrava no local da ocorrência, também injuriou e ameaçou os polícias. Perante os factos, ambos foram detidos.

Sujeitos a revista de segurança, ambos tinham na sua posse haxixe, num total de 6 doses individuais.

Homem detido por conduzir sem habilitação legal

Ainda na Figueira da Foz, no mesmo dia (25 de novembro), foi detido um jovem de 17 anos de idade, por conduzir um ciclomotor sem habilitação legal para o efeito. A detenção ocorreu na Avenida Doutor Mário Soares, às 19 horas.

 

Detenções por condução perigosa e tráfico de estupefacientes

No passado sábado, 26 de novembro, a PSP de Coimbra deteve dois jovens, um rapaz, com 25 anos de idade, e uma rapariga, de 18 anos, na avenida Jorge Lemos, no concelho de Coimbra, por condução perigosa e tráfico de estupefacientes.

As detenções ocorreram, às 12h10, durante uma ação de fiscalização da Esquadra de Trânsito da PSP de Coimbra. O rapaz desobedeceu ao sinal de paragem indicado pelos polícias e colocou-se em fuga, praticando uma condução perigosa e desrespeitando a sinalização existente no percurso, acabando por se despistar e embater num prédio.

Depois de ser intercetado, o jovem foi sujeito a revista de segurança, tendo sido encontrada na sua posse uma quantidade de cocaína equivalente a 10 doses individuais e haxixe, no total de seis doses.

Na mesma viatura seguia também uma jovem de 18 anos de idade que tinha consigo 25 doses de ecstasy e duas doses de cocaína.

DETIDO PELA PRÁTICA DO CRIME DE DESOBEDIÊNCIA

O Comando Distrital da PSP de Coimbra deteve um homem de 61 anos de idade, ontem, 24 de novembro, pela prática do crime de desobediência.

A detenção ocorreu na rua Firmino Baptista, na zona da Pedrulha, em Coimbra, pelas 12h40, no seguimento de uma operação de fiscalização de trânsito efetuada por polícias da Esquadra de Trânsito.

Ao abordar o indivíduo, verificou-se que este circulava num veículo automóvel que se encontrava apreendido por falta de seguro de responsabilidade civil desde o dia 7 deste mês, incorrendo na prática do crime de desobediência.

CRIME DE ROUBO

A PSP de Coimbra recebeu uma denúncia relativa a um crime de roubo, ontem, 24 de novembro.

O queixoso, um homem de 56 anos, relatou que no dia anterior (23 de novembro) se deslocou a uma caixa multibanco da cidade de Coimbra, onde efetuou um levantamento de 150 euros. Depois de guardar o dinheiro, foi surpreendido por um desconhecido, que se apresentava de gorro e cara tapada, e, através de violência física, roubou-lhe a carteira que, além da referida quantia monetária, continha vários documentos. Após o ocorrido, colocou-se em fuga para parte incerta.

A PSP aconselha que, quando se dirigir a uma caixa multibanco, deve assegurar-se de que não há ninguém demasiado próximo que possa obter o seu código ou roubar o seu dinheiro. Caso se aperceba de algo estranho, cancele a transação, guarde o seu cartão e deixe o local imediatamente.

Fotografia: Facebook da PSP