![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F05%2F14203206%2Fhonoriscausa.jpg&w=3840&q=75)
Chefes de Estado espanhol e italiano recebem distinção Doutoramento Honoris Causa
Título honorífico é concedido pela Universidade de Coimbra. Rei de Espanha distinguido pela Faculdade de Direito, já Sérgio Mattarella foi reconhecido pela Faculdade de Economia.
O Rei de Espanha, Felipe VI, e o Presidente da República de Itália, Sergio Mantarella foram os protagonistas da cerimónia que teve lugar na passada terça-feira, dia 13 de maio, e discursaram ao público presente.
A primeira pessoa que tomou palavra na Sala dos Capelos foi o monarca espanhol, que começou por enumerar os aspetos mais importantes e comuns aos três países em questão: o mar, o direito e a Europa. Felipe VI afirmou ainda que há necessidade de manter a Europa unida e preservar a paz.
Tradução: “Se entendermos que é tempo de uma Europa unida, não de uma Europa de diferenças; de uma Europa firme e solidária, não de uma Europa egocêntrica e submissa; de uma Europa consciente e orgulhosa do que é, para si e para o mundo; Se acreditarmos nessa Europa, teremos conquistado o futuro.”
Num discurso marcado pelos mesmos ideais, Sergio Mantarella sublinhou a evolução de uma “doutrina económica”, os valores fundamentais do ensino superior e os projetos da comunidade europeia. Destacou ainda a união e o diálogo entre Portugal, Itália e Espanha, que desde há muito tempo estão interligados.
“Tradução”: Por meio dessas trocas de século após século, pudemos fortalecer os nossos laços encorajados pela proximidade geográfica, fomentados pelas mesmas origens latinas das nossas línguas e costumes, até mesmo inspirados pela nossa vocação marítima comum. Tanto nas formas mais honoríficas da exploração marítima, quanto no compromisso sempre presente de proteger a liberdade dos mares.
A celebração foi presidida não só pelos chefes de Estado espanhol, italiano e português, mas também pelos Professores Catedráticos da Faculdade de Direito e da Faculdade de Economia, Rui de Figueiredo Marcos e Raquel Freire, respetivamente.
O representante da Faculdade Direito realça que a influência de Itália na Universidade de Coimbra “é notável”. Ao terminar o discurso, sublinha ainda que a Distinção Honoris Causa é “uma glória terrena definitiva”.
O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou também a cerimónia, num discurso em latim, a língua de origem do português, espanhol e italiano.
Fotografia: Universidade de Coimbra
PARTILHAR:
