AAC recebe PS no último dia de reuniões com partidos candidatos às eleições europeias
A criação de um Comité da Juventude, uma rede europeia de alojamento estudantil, o estatuto do estudante europeu e a rede de apoio psicológico universitário foram as principais propostas da AAC à candidata pelo PS às eleições europeias.
Na passada quinta-feira, a cabeça de lista do Partido Socialista (PS) para as eleições europeias passou pela cidade de Coimbra e reuniu-se com os membros dirigentes da Associação Académica de Coimbra (AAC). Após uma breve visita ao edifício-sede da AAC, Marta Temido ouviu as propostas dos estudantes do ensino superior para a política europeia. A moção, composta por quatro propostas, inclui a implementação de um Comité da Juventude, rede europeia do alojamento estudantil, o estatuto do estudante europeu e rede de apoio psicológico universitário, tal como esclarece Renato Daniel, presidente da Direção-Geral da AAC.
Em declarações à RUC, Marta Temido destaca o problema da crise da habitação e a importância das questões da saúde mental. Quanto à criação do Comité da Juventude, a candidata sugere, numa primeira fase, a criação de uma constituição informal de representantes junto de um dos conselhos atualmente existentes, para demostrar a vantagem da proposta.
Umas das propostas presentes no manifesto eleitoral do PS, refere-se à promoção da formação de qualidade e do acesso ao mercado de trabalho. Marta Temido esclarece que este projeto passa pelo reforço da Garantia Jovem, um “programa financeiro de apoio à colocação de jovens no mercado de trabalho após concluirem a sua formação ou de apoio à reformulação de conhecimentos de jovens que entram no mercado de trabalho, mas ficam numa situação de desemprego”. A cabeça-de-lista pelo PS explicita em que consiste este programa, na prática.
Como nota final, Marta Temido revela que, caso vença as eleições, o PS vai dar prioridade à resolução da problemática da habitação estudantil.
Fotografia: Filipa Oliveira