![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F04%2F13233611%2FRafael-Vieira-.jpg&w=3840&q=75)
“Podcast Universitário” esteve presente nos CNU
A emissão especial RUC dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) contou com a presença de Rafael Vieira, o criador do “Podcast Universitário”, o projeto dedicado ao Ensino Superior que já ajudou mais de 500 mil estudantes. A criação e desafios do projeto, o impacto social que tem e a importância do desporto para os estudantes foram alguns dos pontos abordados por Rafael Vieira nPoa conversa com a RUC.
Foi numa conversa à varanda da sua casa da universidade, que Rafael Vieira teve a ideia de iniciar o projeto. Da ideia passou à execução e em março de 2020, arrancou com o Podcast Universitário. Começou por dar dicas sobre o Ensino Superior, seguindo-se para os diretos no Youtube, onde convidava estudantes para falarem sobre os seus cursos universitários.
Mais tarde, passou do meio digital para o físico, e hoje em dia é convidado por Associações de Estudantes, pais e professores para dar palestras sobre o Ensino Superior aos alunos mais jovens.
Rafael Vieira confessa que sabe a responsabilidade que tem ao falar de temas como o Ensino Superior e revela que não sente mais pressão quando é convidado pelos pais, uma vez que sempre soube o quão sensível o assunto é.
Foi o Desporto Universitário, uma temática que também aborda nas suas palestras, que o trouxe até Coimbra no dia 11 de abril. A convite da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) visitou o primeiro dia de finais dos CNU: fez algumas entrevistas aos envolvidos nos campeonatos durante o dia, e em conversa com a RUC, realçou os impactos positivos que o desporto pode ter nos estudantes.
Apesar de já estar no meio do empreendedorismo há alguns anos, o Podcast Universitário distingue-se de todos os outros pelo impacto social que tem.
Por enquanto, o podcaster concilia o seu trabalho full-time com a criação de conteúdos, o que exige um esforço na sua gestão de tempo, que é compensado quando sente a gratidão dos estudantes.
PARTILHAR:
