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“Temos de sair da nossa bolha”. SOS estudante apela para a atenção ao próximo
A crise habitacional, a integração a uma nova cidade e as épocas de exames estão entre os motivos para o aumento de estudantes com problemas de saúde mental.
A saúde mental dos estudantes em Portugal tem-se tornado uma preocupação. Inquéritos como o da Direção Geral de Saúde em 2024 revelaram que 9,9% dos estudantes estão diagnosticados com doenças mentais, duplicando a percentagem em relação a 2021. Neste contexto, a Rádio Universidade de Coimbra esteve à conversa com a linha SOS estudante à cerca desta realidade. Mais pormenores com Gabriela Fernandes.
Rita Neves, presidente do SOS estudante, identifica como principais razões para este problema a integração dos estudantes deslocados a uma nova cidade e as épocas de exames.
Para além disso a representante explica que são colocadas expectativas altas nos estudantes em relação à experiência universitária que nem sempre são correspondidas. A mesma acrescenta que a cidade de Coimbra é associada às festividades que acabam por ocultar quem se sente isolado.
A presidente destaca ainda como motivos os trabalhadores estudantes que têm de gerir entre o trabalho e os estudos e as condições financeiras e a crise habitacional que se vive no país. De acordo com a mesma, milhares de estudantes partilham casa com diversas pessoas e não se sentem confortáveis nesse espaço.
A representante afirma que apesar de haver cada vez mais consciencialização sobre a saúde mental e ser um tema cada vez mais abordado nas instituições, os apoios ainda não são suficientes. Rita Neves apresenta como medidas que podem ser tomadas a maior atenção ao próximo e que se dê cada vez mais visibilidade ao assunto. A mesma enfatiza ainda que os apoios psicológicos já existentes nas universidades devem ser aumentados.
O SOS estudante é uma linha de apoio emocional e de prevenção de suicídio que está disponível para todas as pessoas que necessitem durante todo o ano das 20h às 1 da manhã. O contacto com a linha pode ser feito pelas redes sociais ou por telefone através dos três números à disposição.
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