[object Object]

Coimbra volta a ser a capital do desporto universitário do país

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários começaram hoje e vão prolongar-se até ao dia 18 de abril. Ao todo são 1500 atletas-estudantes, de todo o país, e cinco modalidades diferentes. Carlos Magalhães espera “muita união” e “espírito desportivo” para as próximas semanas.

Arrancaram hoje as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), em Coimbra. Entre os dias 7 e 18 de abril, a cidade volta a ser o coração do desporto universitário, com 70 equipas de todo o país (30 femininas e 40 masculinas). No total vão ser disputadas cinco modalidades: andebol, basquetebol, futsal, voleibol e futebol, o último apenas com equipas masculinas.

Ainda este ano, do dia 27 de julho até 4 de agosto, a região coimbrã vai ser palco dos Campeonatos Europeus Universitários de Ténis e Padel. Face a este panorama, Carlos Magalhães, presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), mostra-se otimista e não descarta a possibilidade de receber eventos “de maior dimensão”.

Ricardo Nora, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), caracteriza os CNU como o “maior evento multidesportivo” anual em Portugal. A competição reúne cerca de 1500 estudantes-atletas, entre eles, nove são campeões nacionais universitários. O presidente acredita que, com este cenário, os torneios são, neste momento, um “marco no calendário nacional”.

No que toca às semanas competitivas que se avizinham, Carlos Magalhães espera, acima de tudo, que prevaleça o espírito académico e desportivo. Enquanto adepto, o presidente torce pela chegada da AAC às finais, que se vão realizar nos dias 10, 11 e 18 de abril.

Este evento está a ser organizado pela Casa anfitriã, em conjunto com a Universidade de Coimbra (UC) e a FADU e conta, ainda, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

Estão em jogo 567 medalhas e nove títulos de campeões nacionais universitários, a serem atribuídos a todas as modalidades. Os jogos estão distribuídos pelo Pavilhão Eng. Jorge Anjinho, Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia e Pavilhão – Estádio Universitário.

PARTILHAR: