[object Object]

UC sobe o apoio AAC em relação a 2024 e dá 270 mil euros

Subida de 14% no apoio da UC à AAC, ao longo de 3 anos: a Universidade vai dar 270 mil euros para apoiar cerca de 40 projetos. Desporto é o foco das contas da DG/AAC, mas há promessa de não deixar para trás a cultura.

A Universidade de Coimbra vai apoiar a Associação Académica de Coimbra em 270 mil euros, uma subida de 5 mil em relação ao ano anterior. O presidente da Direção Geral da AAC, Carlos Magalhães, justifica esse acréscimo e explica como esses fundos vão ser usados.

O apoio faz parte de um contrato-programa anual e financia cerca de 40 projetos, entre as secções culturais, sócio-científicas e desportivas, bem como as competições desportivas como os europeus de ténis, de padel e os Campeonatos Nacionais Universitários.

Apesar de considerar um valor justo e que contempla algumas das necessidades da casa, o presidente da DG-AAC tem noção de que existem problemas que não se resolvem em um ano. Para isso, revela Carlos, existem os reforços pontuais e os programas de governos.

O orçamento já tinha sido levado à Assembleia Magna e ficou evidente o foco das contas no desporto, que tem gastos maiores mas também ganhos equivalentes, defende o dirigente. Carlos também promete não deixar a cultura para trás, e reconhece o papel cultural da AAC.

O apoio da UC revela a cooperação entre as instituições e desde 2023 representa um acréscimo de 14%.

PARTILHAR: