[object Object]

UC apresenta o programa do 6º Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis

O evento vai se realizar entre 2 e 21 de maio de 2025, com o objetivo de valorizar a criação e as práticas artísticas. O vice-reitor da Universidade de Coimbra afirmou, ainda, que a maioria dos espetáculos vão ser gratuitos.

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) foi, no dia 22 de abril, palco da apresentação do programa do 6º Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis. O evento organizado pela Universidade de Coimbra (UC) vai ser realizado entre 2 e 21 de maio.

A edição deste ano vai contar com 27 performances e cinco eventos convergentes, o que equilibra o número de atividades com os anos passados.

O ciclo Mimesis integra a estratégia anual de programação cultural da Reitoria da UC, com o objetivo de valorizar a criação e a prática artísticas, incentivar a investigação especializada, reforçar a formação e qualificação no campo das artes e enriquecer a programação cultural. Nesse processo, procura estimular o diálogo entre a Universidade de Coimbra, a cidade, a região e o país, promover a diversidade e a qualidade das propostas culturais.

Delfim Leão, vice-reitor da UC, informa ainda que a maioria dos espetáculos vão ser gratuitos e que apenas os que forem apresentados no TAGV e o workshop é que vão ter um valor reduzido. O valor é importante para a disponibilização dos espaços e necessidade de ter uma comparticipação financeira. As apresentações gratuitas necessitam de requisição prévia de bilhetes.

 

Os projetos apresentados não são só nacionais, mas também internacionais, o que mostra a presença de diversas nacionalidades, que faz de Coimbra um “mosaico multicultural”. A participação de diversas culturas dentro da universidade de Coimbra reflete-se na divulgação destas propostas, assume o Professor Delfim Leão.

 

O diretor do TAGV, Sílvio Santos, destacou a Mostra de Teatro Universitário, que vai contar com espetáculos do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), do grupo InterDito, Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) e da Associação Cultural Thíasos. Um dos integrantes do grupo InterDito, que há um mês atrás participou no festival internacional “À Corps”, em França, entrou em contacto com vários grupos universitários e participou em vários workshops, que uniram o grupo, graças à última edição do ciclo e ao teatro universitário.

O ciclo tem predomínio no teatro, mas também vai contar com performances, espetáculos multimédia, música, poesia e jogos.

PARTILHAR: