[object Object]

Premiação da 13ª edição do Arrisca C

A fase final da 13ª edição do concurso de ideias de negócio terminou no dia 9 de abril e aconteceu no Student Hub da Universidade de Coimbra (UC).

No Arrisca C participam projetos de negócio de base científica ou tecnológica, que têm impacto em fatores como o clima, a energia, recursos naturais, bioeconomia e cultura, onde o foco é financiar e ajudar a criar startups.

A RUC conversou com Sebastião Mendonça e Marta Bernardino, a dupla responsável pela criação do Trovador, que é um dos projetos vencedores. O Trovador é uma startup que tem como objetivo reflorestar zonas de difícil acesso com robôs autónomos. O desaparecimento de florestas, a falta de mão de obra e a dificuldade de acesso a zonas montanhosas foi o que motivou a dupla a criar o projeto.

Os vencedores receberam como prémio quatro mil euros. Para além disso, ganharam vários workshops e formações com empresas colaboradoras do projeto, como por exemplo, a do Doutor Finanças, que oferece 3 horas de mentoria a todos os nomeados da categoria.

Gabriela Fernandes, a Pró-reitora do empreendedorismo da UC, acredita que o concurso está a crescer e pode vir a tornar-se numa das principais referências nacionais do empreendedorismo. Defende ainda que o mais importante do concurso é criar valor económico e motivar uma mentalidade empreendedora em Portugal.

A Pró-reitora acredita que na área do empreendedorismo são precisas três coisas: “paixão, persistência e muita paciência.”

O seu discurso de encerramento ficou marcado pela frase “Celebremos quem arriscou, quem saiu da ideia para a ação”.

A 13ª edição do Arrisca C contou com 131 candidaturas e mais de trezentos participantes.

 

PARTILHAR: