![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F03%2F25222651%2FES.jpg&w=3840&q=75)
“Factor C’Idade” quer provar que não há idade para sonhar
O Instituto Pedro Nunes (IPN), a Fundação Bissaya Barreto e a Coimbra Coolectiva estão a desenvolver o programa “Factor C’Idade”, uma incubadora de empreendedorismo sénior. A iniciativa tem como objetivo promover o envelhecimento ativo e aproveitar oportunidades de negócio.
O Factor C’Idade vai estar dividido em três fases: formulação, capacitação e incubação.
O primeiro evento do programa é no dia 29 de março, e pretende ajudar os participantes a formularem melhor as suas ideias, enquanto são apoiados pelos mentores das três entidades dinamizadoras.
Entre odia 9 de abril e 14 de maio, dá-se a etapa de capacitação, com sessões semanais, onde os empreendedores vão desenvolver, de forma intensa, as suas ideias.
No dia 14 de maio vai ser a apresentação das propostas de negócio, onde as mais maduras vão passar para a fase seguinte: a incubação. Durante 6 meses, as ideias escolhidas terão um espaço físico para os participantes lançarem o seu negócio.
Segundo Jorge Pimenta, diretor de inovação do IPN, a missão principal do projeto, através das variadas etapas que o compõe, é transformar a vida dos participantes e mostrar que “não há idade para sonhar”.
O programa destina-se à população de todo o país, apesar das suas atividades estarem localizadas em Coimbra. O projeto tem vários alvos específicos e não se exclui apenas a participantes com mais de 50 anos.
O Factor C’Idade é financiado pelo programa “Portugal Inovação Social” e tem o apoio de algumas entidades privadas da região. As inscrições para as duas primeiras fases do programa podem ser feitas via online, e o projeto é totalmente gratuito.
Imagem: Site Factor C’Idade
PARTILHAR:
