[object Object]

Beatriz Ribeiro chama a atenção para a falta de rigor da AAC

O Conselho Fiscal da AAC enfrenta desafios na fiscalização e no cumprimento das normas estatutárias, com preocupações levantadas sobre a falta de controlo interno e a ausência de respostas. Membro da Comissão de Acompanhamento e Revisão dos Estatutos, alerta para falhas na supervisão dos órgãos e critica a inação perante a última Assembleia Magna.

O Conselho Fiscal da Associação Académica de Coimbra (CF/AAC) é o órgão de fiscalização e de Jurisdição da Associação Académica de Coimbra,  um órgão essencial na verificação das normas e do cumprimento a nível financeiro. Ao microfone da RUC, Beatriz Ribeiro, membro da Comissão de Acompanhamento e Revisão dos Estatutos da Associação Académica de Coimbra explicou-nos em que consiste o Conselho Fiscal.

Beatriz Ribeiro, levanta preocupações sobre o cumprimento das normas estatutárias e a fiscalização dentro da casa.

Nas próximas eleições do Conselho Fiscal, vão haver mudanças significativas nas eleições. Pela primeira vez, haverá uma urna no campus da Figueira da Foz, e as secções culturais passam a eleger diretamente os seus representantes. No Conselho Fiscal, o primeiro contingente vê o número de membros reduzido, passando a incluir apenas dois representantes das secções culturais.

Beatriz Ribeiro destaca a necessidade de um maior controlo estatutário na AAC, pois nota falhas na revisão dos estatutos e na fiscalização dos órgãos. Segundo a estudante, a última reunião sobre os estatutos contou com maior participação de antigos dirigentes, o que influenciou diretamente a construção das novas normas.

Beatriz Ribeiro manifesta preocupação com a falta de resposta quanto à última Assembleia Magna, que terminou sem quórum e não foi remarcada dentro dos prazos exigidos pelos estatutos. Até ao momento, nenhum órgão da casa, incluindo o Conselho Fiscal, questionou a situação, afirma a estudante.

A Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra, publicou um comunicado onde abordam a possibilidade de marcação de uma nova data para a Assembleia Magna. No entanto, não apresentam datas específicas.

 

PARTILHAR: