“Queremos ter uma posição de rutura com o conformismo”: Tomás Nobre candidata-se ao Conselho Geral
Sob o mote “Juntos transformamos a UC”, Tomás Nobre juntou-se à corrida enquanto representante do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CGUC). A “falta de proximidade aos estudantes” em mandatos anteriores motivou a Lista T a efetivar a candidatura.
Tomás Nobre é o candidato da Lista T a representante do 1º e 2º Ciclo de Estudos do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CGUC). Em entrevista à RUC, o representante anunciou que a governação participativa, a inovação e o apoio aos estudantes internacionais são os três pilares representativos do projeto.
Para os alunos de 1º Ciclo que ingressarem no 2º Ciclo de estudos, a lista quer promover colaborações com as faculdades, com a Associação Académica de Coimbra (AAC) e com os Núcleos de Estudantes, no sentido de dar a conhecer a oferta formativa e o nível de exigência do programa de estudos.
Entre as propostas da lista estão a auscultação constante da comunidade estudantil antes de cada reunião do CGUC, a redução das propinas dos estudantes internacionais, e a revitalização e promoção da acessibilidade aos espaços da Universidade de Coimbra (UC). Para diminuir o abandono académico, Tomás Nobre propõe a aposta na digitalização do ensino, para facilitar o percurso dos trabalhadores-estudantes e dos alunos com vulnerabilidades económicas.
A semana de campanha termina esta sexta-feira, dia 6 de dezembro, e o ato eleitoral vai decorrer no próximo dia 10 do mesmo mês.