Projeto Bridging Musical Heritage divulga património musical antigo europeu
Um projeto que divulga património musical antigo europeu vai passar pela cidade de Coimbra com espetáculos, conferências e workshops.
O Bridging Musical Heritage (BMH) é um projeto inovador que promove o património musical europeu antigo através da colaboração entre centros de investigação e prática de performance histórica em Portugal, Espanha e França. Focado em manuscritos musicais dos séculos XVI e XVII, o projeto organiza concertos e conferências, e oferece workshops e atividades pedagógicas para envolver músicos e estudantes.
As iniciativas do BMH vão envolver musicologia, concertos, conferências, oficinas e atividades pedagógicas. Uma das conferências será dada por Paulo Estudante, docente na área de Estudos Musicais e responsável pelo projeto.
No dia 15 vai decorrer o único concerto em Portugal e vai trazer músicos estrangeiros, para levar o repertório além-fronteiras, e até para “fechar o projeto”.
O projeto é europeu, gratuito e disponível ao público. A iniciativa começou no dia 11 e vai até dia 15 e é acessível a todo o público que quiser assistir, nomeadamente os ensaios que estão a decorrer na Catedral da Universidade. No dia 13, às 11 da manhã, no Conservatório de Música de Coimbra, um grupo espanhol vai mostrar instrumentos musicais antigos de sopro.
O BMH promete unir as fronteiras musicais entre Portugal, Espanha e França e é uma iniciativa acessível a qualquer pessoa. Além de ser uma iniciativa cativante, ganhou na semana passada o Prémio de Melhor Projeto de Cooperação Europeu nos prémios REMA (Early Music Network) na Suécia, destacando a excelência e o impacto do projeto na preservação e promoção da música antiga. Este reconhecimento sublinha a importância do BMH em fomentar a cooperação transnacional, envolver as comunidades e inspirar as gerações futuras através da rica herança musical europeia.