[object Object]

Primeira obra de Inês Oliveira é premiada pela Fundação Bissaya Barreto

A Casa das Artes em Coimbra recebeu, no dia de hoje, a vencedora do Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância. A equipa de júris e representantes da Fundação foi formada por Lúcia Santos, José António Gomes e Rui Marques Veloso.

A obra “O Duelo”, de Inês Viegas Oliveira, ganhou o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2024. Foi entregue, esta tarde, pela Fundação Bissaya Barreto, na Casa das Artes de Coimbra. Este ano marcou-se a nona edição do Prémio com 247 obras a concorrer, 77 editoras e 23 edições de autor. Lúcia Santos, um dos membros do júri e representante da Fundação, afirma que, ainda assim, “O Duelo” foi uma escolha fácil.

Lúcia Santos adiantou alguns valores do livro valorizados pela sua equipa. “O Duelo” é, para os júris, uma mensagem de paz e esperança, com ilustrações cativantes e dignas do Prémio.

Este livro foi o primeiro da autoria de Inês Viegas Oliveira. Mesmo sendo de literatura infantil, a obra, segundo a escritora, é também política, com um apelo à paz no mundo e reflexão dos seus leitores.

O Prémio Bissaya Barreto foi um prémio monetário, no valor de cinco mil euros. Para Inês Oliveira, o dinheiro é tempo e uma oportunidade de continuar a escrever e a desenhar. A obra “O Duelo” já tinha sido vencedora, em 2022, do Prémio Nacional de Ilustração.

PARTILHAR: