[object Object]

Problemas estudantis discutidos por ministros e por membros da academia

Na reunião entre dirigentes de estado e estudantes, foram abordados temas como a atribuição de bolsas de estudo e o papel da ação social no percurso académico.

No passado dia 1 de junho, a Ministra da Juventude e o Ministro da Educação visitaram o recinto da Queima das Fitas em conjunto com o Movimento Associativo Estudantil Nacional.  A partir do momento que o convite da Associação Académica de Coimbra (AAC) foi aceite pela Ministra da Juventude, o Ministro da Educação decidiu juntar-se, com o propósito de promover uma reunião com todo o Movimento Associativo Estudantil Nacional, para discutir matérias em torno da ação social escolar. Alguns dos temas abordados foram o recomeço do novo ano letivo e as novas medidas vão ser apresentadas pelo governo.

A noite solidária teve como objetivo atribuir bolsas de estudo a estudantes do ensino superior que ficam excluídos das bolsas da DGES, por exemplo estudantes que excedem o limite per capita, e até mesmo jovens de doutoramento e internacionais que não estão contemplados no atual regulamento de atribuição de bolsas.

Os membros do governo tiveram ainda oportunidade de adquirir a opinião de associações académicas, federações académicas e de outras associações juvenis como a FADU, o Concelho Nacional da Juventude.

O dia escolhido para a reunião é uma data importante para a academia de Coimbra, assinalando-se o Dia do Antigo Estudante. Com a união do movimento estudantil e uma força do estado, foram partilhadas sugestões por parte da Associação Social Estudantil para  incluir mais alunos do ensino superior nos fundos de apoio social. Assim, foi possível mostrar que os estudantes, de uma forma criativa, conseguem construir mecanismos que completam a atuação do governo em matérias da ação social.

Os temas abordados na reunião abrangeram os problemas estudantis de todo o país, sendo os principais a habitação e a ação social. Dentro da temática consta o regulamento de atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior, um assunto que teve a AAC como porta-voz. Renato Daniel afirma estar esperançoso para ultrapassar os desafios tendo em conta a boa comunicação entre as várias tutelas e o movimento estudantil. “O facto de as reuniões com dois ministros, respetivos secretários de estado e adjuntos se terem vindo a repetir, mostra um investimento no diálogo entre o movimento estudantil e os membros do governo”, segundo o presidente da Direção-Geral da AAC.

Margarida Lopes compareceu ao Jantar das Gerações tendo assim a oportunidade de dialogar com os jovens estudantes do ensino superior e também antigos estudantes da academia de Coimbra. Renato Daniel afirma que a visita foi bastante positiva e que a ministra se terá sentido “muito bem acolhida por parte da academia de Coimbra”.

Associações académicas de norte a sul de país, como a Associação Académica da Madeira, a Federação Académica do Porto e de Lisboa e a Federação Académica de Desporto Universitário estiveram presentes na reunião.

 

PARTILHAR: