[object Object]

Relatório de contas da DG/AAC 2023 aprovado em Assembleia Magna

Cultura, Desporto, Festas Académicas e Política Educativa estão entre as áreas essenciais do Plano de Atividades anual da DG/AAC. Magna encerra por falta de quórum.

Foi no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) que decorreu a quarta Assembleia Magna do ano civil, conduzida pela Presidente da Mesa da Assembleia Magna (MAM/AAC), Carolina Rama. A sessão começou com uma votação que aprovou a alteração da Ordem de Trabalhos, constituída por seis tópicos.

No ponto das informações, o Presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) dá a conhecer os projetos e iniciativas levados a cabo pela instituição que representa, desde a última Assembleia Magna. Renato Daniel refere a consagração da AAC como campeã nacional universitária de hóquei em patins, a realização do fórum “Pelo estudante, pela Europa” e o lançamento do projeto do Associado Extraordinário como marcos importantes para a academia.

Daniel Tadeu, Presidente da Assembleia de Revisão dos Estatutos (ARE) também interveio ao anunciar que, em junho, a ARE vai proceder à divulgação do novo documento com os novos estatutos.

De seguida, Diogo Tomázio, Antigo Administrador da DG/AAC dá início ao segundo tópico da tarde, apresentando o Relatório de Contas da Direção Geral 2023. Com 159 votos a favor num universo de 169 votantes, o ponto foi aprovado.

A sessão prosseguiu com a divulgação do Plano de Atividades anual da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra por Renato Daniel. O Presidente da DG/AAC refere alguns pelouros e áreas essenciais para o âmbito, entre as quais, a Académica Start UC, a Cultura, o Departamento da Educação para a Saúde, as Festas Académicas, o Gabinete de Apoio ao Estudante e a Política Educativa. Também o Plano Orçamental para o ano 2024 foi apresentado, desta vez por Carlos Magalhães e Alexandre Ferro, respetivamente, Administrador e Tesoureiro da DG/AAC.

O ponto que se seguiu foi a continuação da discussão do assunto da Guerra na Palestina. Carolina Rama dá a palavra a Rafael Pereira, presidente da Secção de Defesa dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra (SDDH/AAC) que divulga as propostas de alteração à moção.

Após um longo impasse na análise das propostas, a DG/AAC propõe que se realize uma reunião mediada pela SDDH juntamente com os mandatários da primeira moção e com a Direção Geral para que se consiga chegar ao posicionamento final da Associação Académica de Coimbra face à Guerra de Israel com a Palestina. A proposta foi aprovada com 65 votos a favor.

A dirigente da MAM/AAC dá por terminada a Assembleia Magna devido à insuficiência de quórum.

Fotografia: Jornal Universitário A Cabra

PARTILHAR: